Design de Interiores

OS designers de interiores têm sido bastante requisitados em empresas, lojas e moradias para transformar locais de trabalho e ambientes de consumo.

Resumidamente, o designer de interiores é responsável não apenas por decorar e organizar ambientes, mas principalmente por projetar espaços de forma estética e funcional.

O Designer de interiores é o profissional que cuida dos espaços internos, tanto residenciais como corporativos. Tem uma visão ampla não somente focado na estética, mas num conjunto de elementos. Tamanho, ergonomia, proporção, cores entre outros.

O projeto se refere a toda a parte das ideias e soluções baseadas nas necessidades especificas de cada cliente. É o conceito e a sua representação técnica. Ele é representado por plantas, memoriais, referencias, esquemas, 3Ds, etc. O projeto é algo fundamental em qualquer ação, e na nossa área não é diferente.  O projeto inclui diversos estudos de elementos diferentes dentro dos ambientes. Quase sempre nasce através de uma planta de Layout, onde determinamos a função ( nome ) de cada ambiente e a posição e tamanho dos móveis. Depois são detalhados demais itens que influenciam na execução, falarei deles mais para frente.

O que faz um designer de Interiores

É sim o profissional que busca a melhor interação entre as pessoas e seus espaços. Entendendo o uso e criando as soluções para que esta relação seja a mais harmônica possível. São pessoas que valorizam cada detalhe transformando os ambientes em algo singular e especial.

Designer de Interiores decora um ambiente respeitando os desejos, o perfil e a disponibilidade financeira do cliente, desenvolver projetos, estudar em detalhes a área a ser criada ou reformulada, coordenar equipes de profissionais, como marceneiros, pintores e eletricistas, supervisionar o trabalho da equipe e cronograma da obra, montar orçamento, desenhar mobiliários que irão compor o espaço escolhendo os adornos e revestimentos de pisos, paredes e tetos.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Designer de Interiores além da graduação é essencial ter conhecimentos sobre história da arte, psicologia ambiental e capacidade de entendimento para entender os estilos compatíveis com as personalidades das pessoas.