Aquário de 4000 litros

Discussão sobre ciclídeos africanos e seus aquários.

Aquário de 4000 litros

Mensagempor Peu » 08 Ago 2011 21:21

Boa noite, sou novo no forum.

Tenho um aquário de 4000 litros + sistema de filtragem, e está pronto para Ciclideos Africanos, só tenho um problema, poucas tocas (em torno de 15).

Isso é um problema levando em consideração o tamanho do aquário?

E quantos peixes mas ou menos vcs acham que devo colocar?

Qualquer opinião é bem vinda.

Obrigado.
Editado pela última vez por Peu em 27 Ago 2011 01:28, em um total de 2 vezes.
Peu
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: São Paulo / SP

Re: Aquário de 6000 litros

Mensagempor BloodyHell » 08 Ago 2011 21:27

considerando que em 6.000lts cabe MUITO peixe... provavelmente vai ser pouca toca... qual vai ser a fauna?
BloodyHell
Colaboradores
Colaboradores

Cidade / Estado: Garopaba - SC

Mensagempor Peu » 08 Ago 2011 21:32

Ainda não escolhi. Estava querendo resolver essa questão para escolher os peixes.
Peu
Regulares
Regulares

Mensagempor BloodyHell » 08 Ago 2011 21:33

quais as dimensões??? todo de vidro, ou madeira/alvenaria? qual a filtragem?
BloodyHell
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Peu » 08 Ago 2011 22:07

Então esse aquário é de um cliente...

Ele fica em volta de uma piscina e cada um dos lados (são 4) tem mais ou menos 7 a 8 metros de comprimento x 30 de largura x e 40 de altura.

Toda a parte molhada é de vidro, e a estrutura é de ferro.

A filtragem é bem complexa e bem forte, mas de 1000 litros, 5 caixas, carvão, ceramica, perlon, filtro RO, e +...
Peu
Regulares
Regulares

Mensagempor limaanderson » 10 Ago 2011 10:45

Com um aquário desse eu iria d peixes d nado livre Haplochromis aulonocas e uns m- bunas so tomando cuidado com a alimentação! acho que ia fica lindo com essas combinações!
limaanderson
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: olinda \pe

Mensagempor Peu » 10 Ago 2011 15:21

Obrigado pela dica limaanderson, eu não entendo muito de Ciclideos, quando você diz peixes de nado livre, você diz que não usam muita toca e que ficam sempre nadando pelo aquário?

Se for me interessei bastante, pois é este tipo de peixe que meu cliente está querendo. você acha que nesse caso eu não precisaria colocar mais tocas?

Se puder me dar umas dicas de algumas espécies bonitas e faceis de achar destes peixes eu ficaria muito agradecido.

Peu.
Peu
Regulares
Regulares

Mensagempor limaanderson » 10 Ago 2011 16:55

esse é meu aquário ! perdir algumas espécies mas, ja vou repor! nesse aquário tem 90% d peixes nado livre e obs que tem poucas tocas!

forumaquario.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=480

www.forumaquario.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=480
Editado pela última vez por limaanderson em 10 Ago 2011 17:01, em um total de 1 vez.
limaanderson
Regulares
Regulares

Mensagempor BloodyHell » 10 Ago 2011 16:59

acho interessante um aquário de bótias... ficaria bastante colorido, e muito "ativo" :)
BloodyHell
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Xampu » 10 Ago 2011 19:59

BloodyHell escreveu:acho interessante um aquário de bótias... ficaria bastante colorido, e muito "ativo" :)

Também acho que um aquário com "muitas" bótias ficaria muito bonito, mas se for colocar africanos, sem chances.

Peu
Pelas minhas contas, esse aquário tem no máximo 4000 litros, mesmo assim é um baita aquário.
Também acho que você deveria fazer como o limaanderson disse, colocar uns peixes de nado livre e eu diria ainda que você deveria colocar uns peixes não tão pequenos e que não fossem tão bravos.
Ciclídeos Africanos são nervosinhos, mas alguns são menos bravos.
Como o limaanderson disse das Aulonocaras, eu acho que ficaria bem legal, pois elas são bem ativas, não são bravas e tem de tudo quanto é cor.
Eu acho que além das Aulonocaras, daria pra colocar Frontosas que crescem bastante, são lindas e não são tão bravas, também daria pra colocar os Labidocromis Yellow e o White, Ventralis, Electric Blue Ahli, é só dar uma pesquisada que você encontra muita coisa legal, só não coloca os Tropheus junto que não vai dar certo devido ao tipo de alimentação dele.

15 tocas eu não acho que seja pouco não, daria praticamente uma toca a cada metro, acho que ta legal pra esses peixes que eu e o limaanderson dissemos, repare que o aquário do limaanderson não tem tocas e pelo que ele disse ta bem tranquilo.

Com relação a quantidade de peixes, com essa filtragem que você está dizendo, eu acho que daria pra colocar pelo menos 100 peixes fácil. Com uma boa filtragem, quanto mais melhor, não da pra eles demarcarem território e a pancadaria diminui.
Pra você ter uma idéia, meu aquário tem 200 lts e ta com quase 30 peixes e tá tudo de boa.
Se você colocar 100 peixes (eu colocaria muito mais), daria em média 25 peixes para cada lado do aquário.
Pelas medidas que você passou, cada lado deve ter 1000 litros, então uma média de 25 peixes pra cada lado, pra mim é quase nada, ta na mesma proporção de 5 peixes num aquário de 200 litros, e um aquário de 200 litros com 5 Ciclídeos Africanos, na minha opinião ta vazio. :D :D :D

Espero ter colaborado.

Abraço,
Xampu
Xampu
Regulares
Regulares

Mensagempor Peu » 10 Ago 2011 23:08

Muito obrigado pelas dicas limaanderson e Xampu!

limaanderson - Gostei muito do seu aquário, tanto que vou me inspirar nele para montar esse Vou pegar os mesmos peixes que você tem e mais alguns que o Xampu disse. Não tem briga nesse aquário?

Xampu - realmente quando eu fiz o nome do tópico, fiz de cabeça, e acabei dizendo o tamanho errado, o aquário tem mais ou menos 4000 litros e o sistema de circulação 2000 litros. Ou seja o total é em torno de 6000. Erro meu. A minha ideia é mesmo essa, colocar bastante peixe, de preferência bem ativos, coloridos e que cresçam bastante. Se vcs acham seguro montar esse aquário com estes peixes e não colocar mais toca, seria ótimo, pois meu cliente já gastou bastante e eu queria evitar de gastar com mais rochas se não ele vai acabar reclamando xD Em relação a quantidade, já cheguei a ter mais de 4000 peixes nesse aquário (principalmente tetras e barbus), no caso dos ciclideos estava pensando em algo em torno de 300 a 500 peixes, será que seria uma boa?

Muito obrigado pessoal.... vou tentar postar umas fotos desse aquário para vcs verem...
Peu
Regulares
Regulares

Mensagempor Xampu » 11 Ago 2011 10:38

Fala Peu, beleza

Primeiro de tudo, posta umas fotos que aposto que o pessoal ta louco pra ver como é esse aquário.

Eu sei que vai ter gente que vai dizer que a gente ta louco, mas eu acho que daria pra colocar essa quantidade que você disse sim, ainda mais com uma bela filtragem.
Com relação as tocas, ontem quando eu te respondi, acabei fazendo uma conta errada, eu disse que 15 tocas daria 1 toca por metro, quando na realidade, é uma toca a cada 2 metros.
Eu penso o seguinte, se você colocar uns 100 peixes, 15 tocas seria pouco, acho que ficaria melhor com o dobro de tocas, mas você colocar o que você disse (300 a 500), acho que já ta bom, com essa quantidade, as brigas serão mínimas, é praticamente impossível um peixe demarcar um território.

No tópico do limaanderson, se você reparar, depois do aquário dele tem umas fotos do meu aquário, é que me pediram pra postar umas fotos das ventoinhas, além das ventoinhas da pra ter uma visão geral do meu aquário.

Abraço,
Xampu
Xampu
Regulares
Regulares

Mensagempor Peu » 12 Ago 2011 11:42

Estou separando as fotos no outro computador para poder postar (se bem que eu acho que não sei fazer isso, eu consigo postar uma fotos que está no facebook só colocando o link dela entre o htlm da imagem?).

Agora que já defini mais ou menos os peixes (estou aguardando o contato de meus forncedores para ver quais eu vou conseguir) e já vi que não vou ter que colocar mais rochas, tenho uma outra duvida. Este aquário tem alguns Tetras Negros, Barbus Cereja e Sumatra e Tricogaster (todos bem grandes e adaptados ao aquário).

O problema é que eu não tenho onde colocar estes peixes (tanto que quando fiz a troca de ph eles continuaram no aquário, e resistiram bravamente ao ph acima de 8).

Quando eu colocar os ciclideos provavelmente vai acontecer uma carnificina :twisted: .pot. .hihihi.

Falando sério, existe algum risco de, se os ciclideos vierem pequenos (não tenho como controlar o tamanho que vem, pois compro direto dos criadores e eles trazem aqui, normalmente não me dando essa opção) eles serem detonados pelos outros que já estão maiores e acostumados com o local, ou a violência natural dos ciclideos é o suficiente para deixa-los vivos tempo suficiente para crescerem e matarem os outros?

Que fique bem claro que sou contra matar os peixes que estão lá, mas infelizmente não tenho outra opção, pois é uma quantidade grande e não tenho estrutura para isso, pois trabalho com internet e não mantenho bateria.

Peu.
Peu
Regulares
Regulares

Mensagempor limaanderson » 12 Ago 2011 14:00

faz uma doação ou faz alguma troca em qualquer canto que trabalhe com peixe. NAO GOSTO D MISTURAR PEIXES que N FAZ PARTE DESSAS ESPECIES... MALAWI COM MALAWI.
limaanderson
Regulares
Regulares

Mensagempor Peu » 24 Ago 2011 11:11

Então, meu forncedor estava com dificuldade de achar os peixes que eu pedi, por isso fiquei parado um pouco.

Está é a lista de peixes que ele conseguiu pra mim, levando em conta o que ele consegue, estou pensando em um aquário só de Aulonocaras, o que vcs acham?

(Continuo só com 15 tocas)

Consegui autorização para tirar as fotos do aquário mas não consegui tempo ainda, e tenho algumas fotos antigas também, assim que sobrar um tempo posto pra vcs.

Segue a lista (se alguem tem interesse em algum desses peixes é só me falar xDDDD) - eu sei que nem todos são ciclideos ai, é que eu coloquei a lista completa, por favor me ajudem a escolher:

Nome Vulgar CM
Citrinellum 3--4
Herotilapia Multispinosa (Rainbow) 3--4
Jack Dempsey Blue Neon Lindo 6--7
Afra White Top 5--6
Compressiceps 3--4
Compressiceps Albino 3--4
Compressiceps Borrado 3--4
Gephirochromis Moori 3--4
Kipilli Promoção 4--5
Transcriptus 3--4
Labidochromis Yellow 3--4