compatibilidade de peixes x tamanho do aquário x filtragem

Discussão sobre ciclídeos neotropicais e asiáticos. Disco, Bandeira, Oscar, Mexirica, etc.

Moderador: Victor Hugo

compatibilidade de peixes x tamanho do aquário x filtragem

Mensagempor Leonardo Alcantara » 04 Jun 2011 03:41

Olá pessoal,

Estive pensando e estudei muito sobre o aquarismo e acabei descobrindo uma forma de ter um aquário sem gastar muito que é o plantado ou o blackwater, pq isso depende da estação do ano, do clima da região do ph e da dureza da água da torneira então onde moro o clima daqui é muito quente e testei o ph da água da torneira de casa e deu se ácida (6,0), então eu resolvi montar um aquário de ciclídeo no biótopo de blackwater pq o plantado seria muito trabalhoso, e na decoração do blackwater só terá substrato, plantas flutuantes, troncos e algumas rochas de seixo e algumas folhas de amendoeira, assim eu não irei gastar com quase nada para fazer manutenção no futuro e a manutenção deste biotopo não é tão trabalhosa como a do plantado, pq a rocha eu já tenho então o que me falta é o tronco, o substrato,o acelerador de biologia,o purigen, a amendoeira e mais um filtro pq eu já tenho um atman HF-0800 e esse filtro tem vazão de 910 L/h então 2 filtros destes dá se 1820 L/h eu só irei gastar somente no inicio e depois seria só moleza pq irei gastar o tempo todo somente com ração e anticloro para limpar o purigen e assim sai mais barato e de resto do equipamento, eu já tenho mas eu queria manter esses peixes: 4 discos selvagem, 4 Bandeira altuns, 15 neons cardinais, 15 neons negros, 2 apistogramas, 2 ramirezis, 15 rodostomus, 8 rasbóras, 4 coridoras e ampulárias e o tamanho do aquário é 120x40x60 será que dá para manter esses peixes juntos pela compatibilidade ? ele está povoado demais para o tamanho do aquário ? será que a filtragem dá conta ? e ainda tenho mais uma pergunta: será que é preciso de tamponador para manter a ácidez ou não, pq a água da torneira já é ácida e não usarei o anticloro para fazer as tpas e sim só encherei um balde de água e deixarei em descanso por 3 dias antes de fazer a tpa para que o cloro evapore e já que a água é ácida será que é preciso o uso de tamponador ou não? pq na minha opinião esse aquário está saindo quase tudo de graça. Agradeço já pela ajuda.
Editado pela última vez por Leonardo Alcantara em 28 Out 2012 01:31, em um total de 2 vezes.
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: Belém/PA

Re: compatibilidade de peixes x tamanho do aquário x filtrag

Mensagempor EdsonRechi » 08 Jun 2011 13:47

Já pensou em separar as frases para facilitar a leitura. .confused.

Quotando suas dúvidas:

4 discos selvagem, 4 Bandeira altuns, 15 neons cardinais, 15 neons negros, 2 apistogramas, 2 ramirezis, 15 rodostomus, 8 rasbóras, 4 coridoras e ampulárias e o tamanho do aquário é 120x40x60 será que dá para manter esses peixes juntos pela compatibilidade ?

Muito peixe para pouco espaço. Repense esta fauna, assim como sua quantidade.

será que a filtragem dá conta ?

Vai ser difícil manter água de qualidade com este excesso de peixes, indiferente aos filtros utilizado.

será que é preciso de tamponador para manter a ácidez ou não, pq a água da torneira já é ácida e não usarei o anticloro para fazer as tpas e sim só encherei um balde de água e deixarei em descanso por 3 dias antes de fazer a tpa para que o cloro evapore e já que a água é ácida será que é preciso o uso de tamponador ou não?

Qual o pH da água da torneira ? E a dureza, chegou a medir ?
Imagem
<")))>< Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível <")))><
EdsonRechi
Colaboradores
Colaboradores

Cidade / Estado: Osasco / SP

Mensagempor Leonardo Alcantara » 09 Jun 2011 01:05

será que é preciso de tamponador para manter a ácidez ou não, pq a água da torneira já é ácida e não usarei o anticloro para fazer as tpas e sim só encherei um balde de água e deixarei em descanso por 3 dias antes de fazer a tpa para que o cloro evapore e já que a água é ácida será que é preciso o uso de tamponador ou não?

Qual o pH da água da torneira ? E a dureza, chegou a medir ?

Eu já disse que é acido no torno de 6,0 e a dureza ( ambas - KH e GH) é 1.
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Mensagempor EdsonRechi » 09 Jun 2011 11:43

Se a água possui as características indicadas, o pH tenderá descer sempre, ficando próximo de 5.5 ou menos, principalmente com adição de raízes.
Imagem
<")))>< Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível <")))><
EdsonRechi
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Rafael Ide » 09 Jun 2011 12:20

tem que ver cmoo é a oxigenação da água que vem da torneira tb... pois uma áua com bastante oxigenação tem a inclinação a de alcalinizar pela sobra de O² e falta de CO², este último que em associação com H²O transforma-se em ácido carbônico(em pequena quantidade) mas que acidifica a água... mas para manter a água tamponada é mensurar de tempos o ph e verificar a adição de raízes... caso queira ter raízes e um pH não muito baixo, pode-se utilizar bicarbonato de sódio EM PEQUENAS QUANTIDADES HEIN EHEHEHEH...

sobre a quantidade de peixes, eu não manjo muito destes peixes ai pra ver a quantidade, mas creio que tendo uma boa filtragem biológica, dá conta sim, mas uma filtragem biológica não é muito fácil de ter e barato eheu
aqui eu tenho um aqua de ciclideos com 350 litros e uns 30 ciclideos de 10 a 19 cm, filtragem aqui ta virada pra biológica, MUITO BIO-BALL, QUILOS DE CERAMICA, FILTROS DE AREIA FLUIDIZADO e pesquisando o que colocar mais.... amonia e nitrato sempre ZERO...
Mas se tem um preço... muitos cocozinhos e troca a cada 3 dias do perlon do filtro...(grande parte dos detritos vai pro filtro por causa do sistema de circulação)
Rafael Ide
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: Dourados / MS

Mensagempor EdsonRechi » 09 Jun 2011 13:06

Olá Rafael,

Se me permite algumas colocações. .japoronga.

Supondo a localidade onde o Leonardo mora, certamente a água da torneira é realmente ácida e dureza praticamente nula.

Com relação ao perlon e detritos, o contrário do que se pensa, boa parte dos detritos não ficam retidos no perlon, exceto os sólidos de maior porte. Eles ficam em suspensão na água e a olhos nus não vemos, mas estão lá. Daí a importância na renovação da água periodicamente e não só a troca do perlon... com as trocas parciais de água, além de repor elementos importantes, retira o parte de outros descartáveis.

Abraço!
Imagem
EdsonRechi
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Rafael Ide » 09 Jun 2011 13:23

Colocando com cuidado que mal tem eheueehuae... mas só no fórum hein .banana.
eu faço TPA´s semanais pra renovação da água. como ele mora em Belém/PA não sei com oque é a água lá ehuaehaeuea eu moro LONGE PACAS EHEAU.
Mas é isso aiu pau na máquina .pot. .zoiudo. .happy. .boink. .beer. .banana. .fire. .palmas. .ohhhh. .nope.

bom acho que agora tem quase todos o smilies animados ehehe
Rafael Ide
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: Dourados / MS

Mensagempor Leonardo Alcantara » 10 Jun 2011 11:17

Rafael Ide escreveu:tem que ver cmoo é a oxigenação da água que vem da torneira tb... pois uma áua com bastante oxigenação tem a inclinação a de alcalinizar pela sobra de O² e falta de CO², este último que em associação com H²O transforma-se em ácido carbônico(em pequena quantidade) mas que acidifica a água... mas para manter a água tamponada é mensurar de tempos o ph e verificar a adição de raízes... caso queira ter raízes e um pH não muito baixo, pode-se utilizar bicarbonato de sódio EM PEQUENAS QUANTIDADES HEIN EHEHEHEH...

Rafael,

Para mim tanto faz não me interessa a oxigenação pois eu não irei usar o anticloro para fazer as tpas e sim deixarei a água em descando por 3 dias e ela não estará em movimento e sim parada deste jeito não terá oxigênio e a água sempre será ácida, mas claro que eu vou ter anti cloro pq irei fazer a limpeza no purigen e irei precisar dele para poder reaproveitar então o anticloro nas tpas nunk pq eu vou economizar nele que vai durar por muito tempo e a água descansada não tem oxigênio pelo fato de estar parada e não em movimento. O que você acha disso que tal eu colocar um tronco na água em descanso para acidificar bem?
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Mensagempor Leonardo Alcantara » 19 Jun 2011 16:52

Galera eu posso estar falando Besteira mas preciso saber a compatibilidade entre esses peixes pq estou querendo colocar alguns desses: Bandeira, Apistograma, Disco, Ramirezi, Rásboras, Coridora, Neon, Tetra Negro, Ottos e Rodóstomos por favor me ajudem dizendo a compatibilidade entre essas espécies:

Bandeira x Bandeira
Bandeira x Apistograma
Bandeira x Ramirezi
Bandeira x Neon
Bandeira x Coridora
Bandeira x Tetra Negro
Bandeira x Disco
Bandeira x Ottos
Bandeira x Rodóstomos
Bandeira x Rasbóras

Apistograma x Apistograma
Apistograma x Ramirezi
Apistograma x Coridora
Apistograma x Neon
Apistograma x Tetra Negro
Apistograma x Ottos
Apistograma x Disco
Apistograma x Rasbóras
Apistograma x Rodóstomos

Disco x Disco
Disco x Ramirezi
Disco x Coridora
Disco x Neon
Disco x Tetra Negro
Disco x Ottos
Disco x Rasbóras
Disco x Rodóstomos

Ramirezi x Ramirezi
Ramirezi x Coridora
Ramirezi x Neons
Ramirezi x Tetra Negro
Ramirezi x Ottos
Ramirezi x Rasbóras
Ramirezi x Rodóstomos

Rasbóras x Rasbóras
Rasbóras x Coridoras
Rasbóras x Neons
Rasbóras x Tetra Negro
Rasbóras x Ottos
Rasbóras x Rodóstomos

Coridora x Coridora
Coridora x Neons
Coridora x Tetra Negro
Coridora x Ottos
Coridora x Rodóstomos

Neon x Neon
Neon x Tetra Negro
Neon x Ottos
Neon x Rodóstomos

Tetra Negro x Tetra Negro
Tetra Negro x Ottos
Tetra Negro x Rodóstomos

Ottos x Ottos
Ottos x Rodóstomos

Rodóstomos x Rodóstomos
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Mensagempor EdsonRechi » 22 Jun 2011 11:13

Resumindo... todos são compatíveis.
Imagem
EdsonRechi
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Leonardo Alcantara » 23 Out 2011 19:57

olá galera eu mudei de idéia e resolvi copiar a fauna do aquário do bruno salvini que tem 44 peixes sendo eles : 6 Acará Discos, 7 Matogrosso, 5 Olho de Fogo, 2 Ramirezi, 9 Neons, 8 Rodostomos, 5 Tetra Limão, 3 Ampulárias, 4 Enfermeirinhas. Só que eu não quero colocar o disco e irei colocar o bandeira no lugar deles nem as enfermeirinhas eu optei colocar no lugar delas 6 melanotaenias turquesa só que eu irei colocar 2 atmans hf-0800 será que no total de peixe que eu quero montar é 50 e esse filtro dará conta?
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Mensagempor EdsonRechi » 24 Out 2011 21:32

Muito peixe. Para o porte de 120x40x60 iria de meia dúzia de bandeiras, um cardume de duas espécies diferentes (uns 10 de cada), meia dúzia de corydoras eum Ramirezi... Nada mais. Quanto aos filtros, darão conta, mas não dispensará trocas parciais dr água ao menos quinzenalmente.
Imagem
EdsonRechi
Colaboradores
Colaboradores

Mensagempor Leonardo Alcantara » 28 Out 2012 01:41

EdsonRechi escreveu:Muito peixe. Para o porte de 120x40x60 iria de meia dúzia de bandeiras, um cardume de duas espécies diferentes (uns 10 de cada), meia dúzia de corydoras eum Ramirezi... Nada mais. Quanto aos filtros, darão conta, mas não dispensará trocas parciais dr água ao menos quinzenalmente.

já que a midia é a original do próprio filtro ou é as trocadas para eles darem conta????
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Voltar para Ciclídeos Neotropicais & Asiáticos