kinguio que nao nada...

Discussão sobre espécies desta família como Barbos, Danios, Rasboras, entre outros e peixes de água fria (Carpas, Kinguios).

Moderadores: rosanaf, Raki

kinguio que nao nada...

Mensagempor Rosa Avello » 29 Ago 2011 13:11

Oi pessoal,

venho pedir ajuda para tratar de um kinguio que ja ha algum tempo estah com dificuldade em nadar, por isso recebeu o nome de "Nemo". Ele se arrasta pelo fundo do tanque e fica a maior parte do tempo entocado. Nemo come bem e ja se habituou a esperar que eu coloque a comida na toca onde fica, enquanto os outros kinguios comem no centro do tanque. Quando eu demoro pra por a comida onde esta habituado, ele sai e briga pela racao com os maiores, contudo, apesar da valentia e da coragem, fica sem se alimentar bem.
Esse peixe tambem possui manchas nas nadadeiras caudais e na barriga, iguais as de outro kinguio sobre o qual abri um topico especifico.

envio fotos e um video mostrando mais sobre ele.
Antecipadamente agradeco a ajuda e a atencao que venham a dar a este topico. ;) ;) ;)

video:

http://www.youtube.com/watch?v=hcrmUmxhnkA

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: Sao Paulo - Capital

Re: kinguio que nao nada...

Mensagempor rosanaf » 30 Ago 2011 13:37

Rosa

Por causa do formato das lesões, que se apresentam em forma de cistos no ventre, acredito que seja linfocistos, e é causada por vírus. Você pode tratar isso com Cyprinopur, seguindo as instruções do fabricante.
Você reparou se essas manchas são duras ao toque ?

Quanto ao problema da natação, ainda não sei afirmar se tem relação com a doença acima. Vamos tratar das manchas e veremos se este problema também regride.
Há kinguios que por causa do formato do corpo nadam com dificuldade, mas o Nemo, pelo o que vejo é um ryukin gordinho, rs. E isso não o impediria de ter uma natação mais regular.

Abraços
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Cidade / Estado: Caraguatatuba, SP

Mensagempor Rosa Avello » 30 Ago 2011 15:35

Oi Rosana,

no caso de ser virus, os outros correm risco de contaminacao, nao eh? Como o Nemo esta assim ha pelo menos uns 3 meses que sintomas eu deveria observar nos outros? As manchas nas caudas? Na barriga?
Porque uns outros tres tem manchas similares.....
Ha uns tres meses atras tivemos um apagao aqui em SP, eu estava no trabalho e quando voltei metade dos meus bichos boiavam de barriga pra cima no aquario de 220 lts. Tomei um susto dos diabos!!!! Entrei em casa vi a catastrofe e corri fazer TPAs !! Naquela ocasiao o Nemo ja estava meio caidinho, mas ficou pior. Coloquei ele e outro que tambem sentiu o stress num aqua hospital, dei "Bacter" da Labcon indicada pelo sujeito de uma grande loja aqui de SP. Achei a medicacao uma droga (desculpe o trocadilho rsrs) porque o outro peixinho morreu e o Nemo nao curou, mas ficou extremamente irritado de ficar no aqua hospital. Ja com as dificuldades pra nadar, ele dava "arranques" e batia a cabeca nas laterais do aqua. Achei por bem devolve-lo ao convivio dos outros correndo o risco de estar selecionando cepas de bacterias resistentes.
O que aconteceu de la pra ca eh que ele continua do mesmo jeito. Vive entocado, come muito bem porque eu dou a comida dentro da toca e ele nao tem que brigar com os outros e de vez em quando passeia pelo tanque daquele jeito meio destrambelhado.... Mas fico apreensiva porque me passa pela cabeca que ele pode ter dores ou algum desconforto.
Vou dar uma olhada mais cuidados nas manchas, ver se sao duras. Tambem vou providenciar um aqua hospital pra medica-lo.
Depois mostro fotos e informo o andamento do tratamento.

Obrigada Rosana!
grande abraco.
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor rosanaf » 30 Ago 2011 16:11

Rosa

Se há outros com os mesmos sintomas (com maior ou menor intensidade que o Nemo), trate-os também, ok ? Mas só os peixes com sintomas, os demais, apenas observe.
E sim, sendo um vírus, a chance de disseminar é grande.
Sugiro que após o tratamento, você forneça uma vitamina para todos, pode ser a Fishtamin ou a Discus Elixir, para dar um "up" na imunidade, já que passaram por aquele estresse.

Abraço
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Mensagempor Rosa Avello » 30 Ago 2011 16:16

puxa, legal a ideia de dar vitaminas pra eles.
meus kinguios sao vitimas de algumas muitas bobagens que fiz com a qualidade da agua e ignorancia em termos de alimento, e muito provavel que precisem mesmo de uma ajuda na imunizacao.
Obrigada pela dica, na hora em que for comprar a medicacao ja trago vitaminas...!

abracao
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor rosanaf » 30 Ago 2011 18:12

.joia.
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Mensagempor Leonardo Alcantara » 05 Set 2011 08:41

você já notou algo no comportamento dos outros kinguios como exemplo deles ficarem bocejando na superficie da água como se estivesse tentando respirar o ar pq esse comportamento indica que atemperatura da água do aquário está muito alta e qto maior a temperatura menor oxigenio a água tem e os peixes começam a boçejar na superficie e com isso faz o vaso sanguineo dilatar e aparentemente começa a aparecer essas linhagens vermelhas e a água pode também estar com um gás que está toxicando o seu peixe e esse gás é a amônia e principalmente nitrito alto que também deixa essa linha vermelha na cauda que eu vi em um tópico deste forum que a rosana falou desse gás e temperatura, ai vai o tópico:http://www.forumaquario.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=343 está falando na página 5 e 6 deste tópico, e em ralação ao outro caso eu não sei te explicar só a rosana que é biologa e siga o passo dela, mas teste a sua água se tiver nitrito ou amônia tente fazer uma tpa, e se estiver constante esses elementos tóxicos verifique a filtragem biologica e caso necessário procure outra como o filtro de areia fluidizada que é o melhor pois não deixa picos de amônia e de nitrito no aquário. Ficamos no aguardo e poste a evolução. e espero que tenha te ajudado!
Leonardo Alcantara
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: Belém/PA

Mensagempor guppyed » 03 Out 2011 21:13

voc~e pode alimentalo com alcon colours
guppyed
Regulares
Regulares

Cidade / Estado: rio de janeiro rj

Re: kinguio que nao nada... agora com manchas pretas!

Mensagempor Rosa Avello » 06 Out 2011 21:03

Oi pessoal, estou de volta com noticias.... .olho-girando.

Bem, Nemo ficou em tratamento durante tres semanas. :o
Optei pelo bactericida indicado pela Rosana por que as manchas nao eram duras e fucando na internet descobri um guia ilustrado de doenças de peixes onde vi a figura de um peixinho com as manchas idênticas as do Nemo e o diagnostico era infeccao bacteriana. .joia.
Fiz o que a Rosana orientou: Sera Baktoupr Direct conforme a bula. ;)
O tratamento deu certo em parte: as manchas do corpo e do ventre sumiram .joia. ..., mas os filamentos vermelhos nas nadadeiras continuam iguais. :cry:

Nemo nao apresenta alteracoes de comportamento alem daquelas que ja descrevi.
Parece ser um bichinho bem esperto .olho-girando. , acostumado a ser alimentado na boca, assim que me aproximo do tanque, ele se habituou a "arrancar" pra cima. Nada vigorosamente rumo a superficie , da uma cuspidinha e se abandona de modo a cair de volta pro fundo. .hihihi.

O que mudou nesse tempo em que nao dei noticias foi o aparecimento nas laterais do corpo, de uma coloracao acinzentada, mais ou menos escura em alguns pontos. Nao sao manchas definidas, nao tem forma. Parece mais que ele se arrastou sobre carvao e ficou com o corpo sujo. .errr2.
Quando notei isso, temi que fosse queimadura por amonia .panic. . Mas a qualidade da agua nunca foi tao boa! .banana. .banana. Nem traco de amonia e de nitrito. Ph em 7,2 e temperatura 22 graus que pouco se altera. .palmas.

Portanto pessoal, peco ajuda pra desvendar mais esse misterio. O que pode ser isso? .confuso.
sei que vao me pedir fotos. Amanha ja pedi a maquina emprestada e vou traze-la pra postar algumas.
Mas ate la, gostaria de adiantar e compartilhar com voces uma hipotese: o fato dele se arrastar pela areia pode ter causado machucados e esses esfolados ao cicatrizar deixam essa coloracao cinzenta? .confused.
Ou isso eh viagem minha?

Nemo e eu agradecemos qualquer sugestao e ajuda que puderem nos dar. .ohhhh.

grande abraco a todos!!
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor Rosa Avello » 06 Out 2011 21:09

...Ah esqueci de dizer!
Dou Fishtamin pra todos, duas vezes ao dia.
Faco assim: pingo tres gotas da vitamina em 150 ml de agua do tanque. Mergulho a quantidade de racao que vou dar pros gordos. Espero a racao encharcar ou espremo com os dedos ate ela estar bem encharcada e afundar. Jogo aos poucos tudo no tanque (agua e racao).
Ja faz quase um mes que sigo esse ritual. Nemo come bem a racao vitaminada... :)
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor rosanaf » 06 Out 2011 21:20

Rosa,

ok, ferimentos cicatrizados em kinguios podem adquirir coloração escura, mas quero esperar sua foto para ver se é isso mesmo.
Quanto aos filamentos vermelhos na cauda, há kinguios que possuem vasos sanguineos mais dilatados nessa região, deixando esses filamentos visíveis, não sendo portanto, uma patologia, principalmente, se os níveis de nitrito e amônia estão sob controle, como parece ser o seu caso.
Por segurança, mantenha observação.

Abraço
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Mensagempor Rosa Avello » 09 Out 2011 01:31

Oi Rosana e amigos do Forum,

venho postar as fotos. Hoje quando estava focando o peixinho com a maquina as manchas me pareceram maiores e mais graves... :(

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muuuuito obrigada Rosana .ohhhh. e quem mais puder contribuir.
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor rosanaf » 10 Out 2011 22:08

Olá,

As manchas escuras não parecem ser doença, não. O que parece estar ocorrendo é uma mudança no padrão de coloração.
Mas notei que há uma vermelhidão na região mostrada na terceira e quarta foto. Como você disse que ele se arrasta na areia, pode ser uma irritação da pele ou arranhadura devido a este fato. Se piorar de aspecto, trate com o Melafix.

Abraço
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Mensagempor Rosa Avello » 11 Out 2011 09:41

Obrigada por sua orientacao Rosana, estava ansiosa por sua resposta!
Tambem notei as manchas vermelhas quando peguei o peixinho pra fotografar. No aquario a visao do corpo eh melhor, no tanque fica dificil ver as laterais, ainda mais quando eles passam a maior parte do tempo embaixo dos aguapes...

Vou ficar atenta e observar caso as manchas se alterem.
Quanto ao fato dele ficar de lado no fundo do tanque e nao nadar, voce tem alguma hipotese? Ja viu isso antes?

grande abraco e obrigada novamente
Rosa Avello
Regulares
Regulares

Mensagempor rosanaf » 11 Out 2011 19:08

Olá, Rosa

Pode ser algum problema na bexiga natatória, ou ainda, dieta que não é variada há muito tempo, ocasionando formação de gases. Nesse último caso, a maior oferta de alimentos vivos como artêmias costumam melhorar o sintoma.
Com relação ao problema na bexiga natatória, há kinguios que o adquirem de maneira crônica, devido ao próprio formato do corpo ou má formação de algum órgão interno, convivendo sem problemas com isso.
A última possibilidade seria vermes ou parasitas intestinais, indicado por alterações nas fezes.

Abraço
rosanaf
Moderador Global
Moderador Global

Voltar para Ciprinídeos