www.forumaquario.com.br - Índice www.forumaquario.com.br

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Tratamento contra Íctio

Ir à página 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Aug 23, 2007 3:52 am    Assunto: Tratamento contra Íctio Responder com citação

O Íctio é uma doença causada por um protozoário (Ichthyophtirius multifilis) presente no aquário. Peixes com escamas pequenas como Labeos e Botias são particularmente suceptíveis ao ataque deste parasito.
Os primeiros sintomas da doença são respiração acelerada, vermelhidão das brânquias, pequenos pontos brancos na pele como se o peixe estivesse polvilhado com açúcar. Movimentos rápidos se esfregando em pedras e troncos também é um sintoma bastante comum.

Antes de prosseguir com o tratamento é interessante saber exatamente como o protozoário atua.
A doença possui três estágios distintos: trofonte, tomonte e teronte.
Os pontos brancos são visíveis na fase trofonte. Os pontos brancos são na verdade pequenas feridas na pele do peixe cavadas em seu caminho de dentro para fora. Abaixo de cada ponto branco existe um cisto contendo centenas de parasitos se multiplicando. Nesta fase da doença os medicamentos não surtem qualquer efeito.
Quando os cistos amadurecem eles se rompem liberando milhares de indivíduos da forma tomonte na água. Elas desenvolvem uma camada gelatinosa em seu redor assim que sai do cisto e se aderem ao substrato ou decoração de seu aquário e começam seu segundo estágio reprodutivo. Quando os tomontes estão maduros eles são libertados novamente na água (agora chamados terontes) e nadam à procura de um hospedeiro para dar continuidade ao ciclo. É somente nesta terceira fase que os medicamentos irão atuar.
O tempo que dura cada uma das três etapas do ciclo acima depende da temperatura da água. Quanto mais quente, mais rápido é o ciclo.

Existem vários medicamentos disponíveis para tratar o Íctio no mercado mas os mais efetivos geralmente são à base de formol, sulfato de cobre ou verde malaquita. Outros tratamentos que também surtem efeito usam sal grosso, o azul de metileno ou acriflavina.

Entre os diversos tratamentos possíveis aqui está uma sugestão:

Dia 1 do tratamento:
Arrow Eleve a temperatura da água gradualmente para 30°C (ou mais, se seus peixes aguentarem).

Arrow Faça uma Troca Parcial de Água (TPA) de 50% com sifonagem do sustrato. Este procedimento já irá remover grande parte do protozoário de seu aquário.

Arrow Remova o carvão ativo de seu sistema de filtragem já que ele adsorve os medicamentos. Jogue-o fora pois ele também poderá conter o protozoário aderido a ele.
Caso use Purigen, remova-o e proceda sua limpeza regular com água sanitária.

Arrow Tente aumentar a aeração do aquário seja colocando uma bomba extra de circulação ou baixando um pouco o nível da água para permitir melhor oxigenação. Peixes com Íctio ficam mais carentes de oxigênio.

Arrow Apague as luzes do aquário.

Arrow Aplique a medicação na dose recomendada.
ATENÇÃO: No caso de peixes sensíveis como Botias, Labeos, Corydoras ou Cascudos a dose deve ser dividida por 2.

Dias 2,3 e 4 do tratamento:
Deixe a medicação agir.

Dia 5 do tratamento:
Sifonagem do substrato e TPA de 50%, repondo o medicamento perdido.

Dias 6, 7 e 8:
Deixe a medicação agir mesmo que já não existam pontos brancos em seus peixes.

Dia 9:

Dias 10, 11 e 12:
Deixe a medicação agir.

Dia 13:

Dias 14, 15 e 16:
Deixe a medicação agir. A essa altura os pontos brancos já devem ter desaparecido e os peixes não mais se esfregam em troncos, pedras ou substrato.

Dia 17:
Supondo que os sintomas externos já tenham desaparecido a pelo menos 2 dias, fim do tratamento!

Faça uma nova TPA de 50% com sifonagem, coloque carvão ativo em seu filtro e acenda as luzes.

Notas:

Arrow O uso de filtros UV durante o tratamento é um aliado e portanto recomendado.

Arrow A infestação por Íctio é por si só bastante estressante para o peixe. Associada à alta temperatura e à presença de remédios na água torna o quadro ainda mais grave. Para piorar, alguns remédios podem atacar as bactérias de sua filtragem biológica (que já estarão diminuídas pelas TPAs) então é possível que durante o tratamento os níveis de amônia e de nitritos venha a subir. Recomendo a monitoração de tais níveis durante o tratamento.

Arrow Algumas pessoas recomendam colocar sal grosso simultaneamente com os medicamentos. Fique atento a isto pois os peixes mais frágeis podem não tolerá-lo.

O melhor tratamento sempre é a prevenção!

Evite introduzir peixes recém adquiridos no aquário. Uma quarentena é desejável. Durante este tempo poderemos observar os novos peixes e se necessário tratá-los antes da introdução no aquário principal.

Nunca coloque água de outro aquário no seu por mais confiável que lhe possa parecer.

Sifonagens e TPAs regulares costumam manter a qualidade de sua água mais apropriada para seus peixes.
Leia mais sobre isso no tópico abaixo:

Qualidade da água - melhor prevenir que remediar

Adendo para quem possui aquário plantado:

Embora eu tenha recomendado acima que as luzes devam ficar apagadas:

NÃO EXISTE OBRIGATORIEDADE EM APAGAR AS LUZES DURANTE O TRATAMENTO CONTRA ÍCTIO.

Vamos às explicações da recomendação:

1) Muitas vezes tratamos "Íctio" quando na verdade nossos peixes estão é com Oodinium. Os sintomas dessas duas doenças são muito parecidos e ambas são provocadas por protozoários. Um diagnóstico preciso só é possível através do exame microscópico do protozoário. Felizmente, o tratamento contra ambos é feito com os mesmos medicamentos. Todavia, existe uma diferença marcante entre o Íctio e o Oodinium: o segundo é um protozoário fotossintético. Fazendo o tratamento com as luzes apagadas aumentamos muito nossas chances de debelar esta protozoonose pois estaremos negando "comida" ao Oodinium já que não conseguirá fazer fotossíntese no escuro;

2) Alguns medicamentos são fotosensíveis. Isto quer dizer que, se as luzes estiverem acesas ela irá decompor o remédio e ele perderá seu efeito. É o que acontece com o Verde de Malaquita, por exemplo. Sendo assim, se pretendem manter as luzes acesas durante o tratamento, certifiquem-se de que a medicação não será decomposta pela incidência da luz;

3) Sei da importância do CO2 para as plantas, especialmente num aquário plantado mas levem o seguinte argumento em consideração antes de prosseguirem com seu uso durante o tratamento contra Íctio:

O Ictiophitirius multifilis ataca todo o corpo do peixe, gerando os famosos pontos brancos mas o local de sua preferência é justamente onde há mais sangue (e consequentemente alimento), ou seja, nas brânquias. Peixes infectados pelo protozoário do Íctio tem sua respiração seriamente comprometida. Devemos então garantir a este peixe a máxima quantidade possível de oxigênio e isto é obtido agitando mais a superfície da água, de modo a expulsar o nocivo CO2 e permitir que mais O2 se dissolva. Assim, o CO2 deve ser desligado enquanto durar o tratamento. Já basta a temperatura alta limitando a quantidade de oxigênio disponível;

4) Fazer o tratamento dos peixes infectados pelo Íctio em aquário hospital também não é a solução pois o parasita continuará presente no aquário por várias semanas, mesmo que não haja peixes lá dentro. Você vai curar o peixe no aquário hospital mas quando retornar com ele para o aquário principal ele será novamente infectado e o ciclo se reiniciará. Assim como tirar os peixes não é uma boa idéia, tirar as plantas é uma idéia igualmente ruim, pois ao sair do aquário ela certamente estará levando consigo cistos do parasita e quando você a devolver ao aquário o ciclo novamente terá lugar;

Íctio se trata no aquário principal e com tudo lá dentro!

Sobre possíveis perdas de peixes e/ou de plantas, cabe ao aquarista avaliar sua prioridade. Íctio é uma doença que se não for tratada rápido e de forma eficaz pode dizimar toda a fauna do aquário em poucos dias. Sendo assim, cada aliado que tivermos para debelar tal doença deve ser usado.
O tratamento contra Íctio que recomendo neste tópico não é a única forma de curar tal doença, mas tem ajudado muitos colegas e, na maioria das vezes, sem perdas de peixes. Entendo que algumas plantas mais sensíveis podem não resistir ao tratamento mas, quero crer, a prioridade de cura é para os peixes, certo?

Editado pela última vez por Marcos Mataratzis em Mon Jul 27, 2009 7:08 pm; num total de 3 vezes
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
Rodrigorio
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Thu Aug 23, 2007 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
como sempre maravilhoso seu artigo!!! Idea
Foi de fato enviado por algum anjo, vou te explicar hoje estava no centro da cidade e como tinha resolvido tudo (ou quase) arrumei mais uma sarna para me coçar, fui dar a tradicional "ronda" pelas lojas co centro (Fauna Carioca, aquariohobby, e as duas da Buenos Aires, na maior delas (sempre esqueço o nome) tinha um hope-fish (que procuro a tempos) por um preço muito baixo 40,00, lógico comprei meus 2 exemplares sonhados mesmo sabendo que estavam com ictio e eles estão agora no aqua/hosp. em tratamento intensivo com temperatura 30, remédio de ictio da azoo e vitamina activan(sera), tua matéria complementou em alguns pontos meu tratamento, Valeu Professor!!!! Wink
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Fri Aug 24, 2007 12:27 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Rodrigorio,

Resolvi postar essas dicas por ser uma das doenças mais comuns que aparece aqui na sala. As vezes, com a demora nas respostas podemos perder peixes...

Abraços!
Rodrigorio
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Fri Aug 24, 2007 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
não sei se podia fazer perguntas dentro do artigo, mas vou arriscar Rolling Eyes ;
os cordas(hope fish) que comprei ontem, além do ictio nos dois um deles está com uma pequena ferida perto da cauda (o que me preocupa apesar de achar que aconteceu durante o manuseio deles da importadora para a loja, já que é um peixe que requer certa dose de paciencia e carinho para conseguir pegá-los, mudá-los de lugar e transportar), a minha pergunta é se você acha que vale a pena comprar Melafix para ajudar na cicatrização e evitar ataques de outras doenças? Sad
Desculpa se não era para postar aqui, se quiser remover esteja a vontade!!! Wink
Abs e obrigado!!! PDT_003
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Fri Aug 24, 2007 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Rodrigorio,

O ideal seria abrir um novo post aqui na própria sala mas, só para não perder o embalo, o Melafix é excelente nesses casos de cicatrização de ferimentos. Além de cicatrizante ele é anti-fungo e anti-bacteriano natural - não ataca a bactérias da filtragem biológica. Pode usar sem medo de ser feliz! Wink

Abraços!
gallo122
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sat Sep 08, 2007 10:21 am    Assunto: Responder com citação

bom dia Marcos, pelo que tenho lido nos topicos, o Melafix é um excelente produto aliado no combate de várias doencas. Ele tambem é bom no tratamento contra ictio ? Em quais casos esse medicamento é recomendado ?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sat Sep 08, 2007 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi gallo,

O Melafix é um Fungicida/bactericida natural extraído de plantas. Não ataca as bactérias da filtragem biológica. Sendo assim, pode ser usado diretamente no aquário principal, sem contra-indicações.

É indicado em casos de cicatrização de úlceras e ferimentos expostos, ferimentos avermelhados, promove o crescimento de pele e barbatanas machucadas, barbatanas e cauda atacados por parasitas, catarata, olho turvo, olho esbugalhado (Pop-eye) e fungos bucais.

Associado ao Pimafix pode ser usado no tratamento contra Íctio mas com resultados aquém do obtido com produtos à base de cobre.

Abraços!
AndreBiriba
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Mon Sep 10, 2007 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Excelente artigo, muito bom mesmo... Parabéns Marcos!!

No segundo estágio, quando eles se desprendem do peixe, tem como enxergar isso?? Porque se tem, é a melhor hora para uma super-sifonagem não é mesmo??

Estou com um otto com ictio. Criei um tópico e gostaria da sua opinião.

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?p=225834#225834

Abraços.
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Mon Sep 10, 2007 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Oi André,

Infelizmente os protozoários são microscópicos. Mas a sifonagem inicial tem exatamente este objetivo: remover o máximo deles que estiverem na água.

Abraços!
Ceccim
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Mon Sep 10, 2007 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal.
Marcos, você pode me esclarecer uma coisa, em meu aguário já tratei peixes com ictio, somente elevando a temperatura e os sintomas de sua presença sumiram.

A propósito, os cistos do ictio sempre ficam no aguário?
Pelo que parece, quando temos uma brusca queda de temperatura ele pode aparecer, não é mesmo?Já que os peixes menos resistentes aparecem com os sintomas.

Um cordial abraço
omar ceccim
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Mon Sep 10, 2007 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cecim,

Temperaturas elevadas tem dois efeitos:
Arrow Aumentam o metabolismo dos protozoários da primeira fase fazendo com que eles saiam do peixe mais rapidamente;
Arrow Diminui a taxa de reprodução da fase 2. Com isso, a quantidade de protozoários livres na água se torna bem menor do que em temperaturas mais baixas. Peixes mais resistentes podem não apresentar a enfermidade mas ela continua presente na água.
Quedas bruscas de temperatura ou situações de stress podem desencadear o íctio novamente. Por isso recomendo além da temperatura, o uso de medicamentos.

Abraços!
gallo122
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Sep 11, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

afinal, bactericida/fungicida mata ou não a biologia do aquario ? ( tenho um medo danado de colocar no aqua e matar meus discus por amonia ...

tenho esse problema no meu aqua, a temperatura tem que ficar em 29 - 30 graus, se diminuir o ictio aparece.
setup : 200x50x60 = 600 litros.
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Tue Sep 11, 2007 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não colocaria bactericida no aquário principal.
O medicamento que posso te garantir que mata Íctio mas não afeta a bilogia é o Verde Malaquita, presente no Oodinicida da Atlantys e outros produtos. Sua eficácia é maior com luzes apagadas.

Boa sorte!

Editado pela última vez por Marcos Mataratzis em Wed Sep 12, 2007 1:37 am; num total de 1 vez
gallo122
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Sep 11, 2007 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

belez Marcos, me ajudou muito e tirou minhas duvidas. Vou comprar esse oodinicida da atlantis e colocar no aqua na quantidade de 1/3 do recomendado. Espero que associado à temperatura que mantenho no aqua ( 30 - 31 graus ) o ictio não sobreviverá.
Valew
julioccampos
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Fri Sep 14, 2007 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Marcão, como sempre muito esclarecedor, este artigo tem sido de grande serventia no combate ao íctio que apareceu no aqua aqui de casa, por enquanto o processo esta indo bem, os peixes já não se coçam e os pontos brancos sumiram por completo, mas vou manter a medicação e o periodo de tempo indicado por precaução.

Abraços,
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Próximo
Página 1 de 13

Ir para: