www.forumaquario.com.br - Índice www.forumaquario.com.br

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Ajuda com início de aqua e plantas amarelando

Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Aquarismo Plantado e Plantas
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 11:00 am    Assunto: Ajuda com início de aqua e plantas amarelando Responder com citação

Olá pessoal, sei que esse tipo de post não é nada original, mas acho que vocês podem me ajudar!!!

Finalmente meu primeiro plantado (essa frase já li por aqui pelo menos 300 vezes). Na verdade é meu primeiro aquário, primeiro plantado, na primeira semana e as primeiras plantas amarelando.

O setup é: 80x30x45. Uso 5 lâmpadas de 20W (4 ldd + 1 grolux). O substrato fértil é Sera Floredepot, coberto com uma camada com cerca de 5cm de areia de filtro de piscina - na parte traseira um pouco mais alta. Várias plantas e não saberia dizer exatamente quais...

Montagem 10/10/07:

14/10/07:

Detalhe da folha amarelada - acho que é Amazonense:

As valisnerias também não estão muito bonitas. Essas duas são as que parecem estar sofrendo mais.

Minha primeira hipótese é a falta de CO2. Hoje (15/10) vou colocar a garrafada com gelatina. Se não notar progresso, minha suspeita seguinte é a falta de notrientes. Fiquei com medo da camada fertil estar muito fina e insuficiente. Nesse caso, penso em entrar com algum fertilizante líquido, mas é uma decisão ainda não tomada - e pode ter uma explosão de algas, né? Ainda vou pesquisar mais um pouco… esperar a reação depois do CO2 e contar com a ajuda de vocês - e pelo que tenho visto isso não será problema, hein.

É isso.
Já agradeço desde agora!!!
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
milton ohta
Destaques
Destaques

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Danielmpr, sugiro que aumente o nivel de água para diminuir a queda de água do filtro traseiro para evitar muita perda de CO2.
Não acrescente fertilizantes ainda e insira o CO2 que o problema deve se resolver.
Abraço!
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 11:30 am    Assunto: Responder com citação

milton ohta escreveu:
Olá Danielmpr, sugiro que aumente o nivel de água para diminuir a queda de água do filtro traseiro para evitar muita perda de CO2.
Não acrescente fertilizantes ainda e insira o CO2 que o problema deve se resolver.
Abraço!

Valeu, Milton.
A água já está o mais alto possível. Agora é ver a reação ao CO2... postarei aqui os resultados (espero que sejam positivos).

Uma dúvida: Existe alguma recomendação quanto a posição da saída do CO2? Mais próximo de determinada planta, longe da saída do filtro, enfim... alguma dica desse tipo?
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
milton ohta
Destaques
Destaques

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel, recomendo que coloque o difusor, abaixo da saida de água do filtro, fazendo com que empurre as bolhas para baixo, aumentando o tempo de contato com a água.
Abraço!
rodrigo.souto
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Bacana o layout do aquário, "aspirante" Daniel : )
Depois que as plantas "pegarem", já sabe que peixes habitarão teu aqua ?

abs e boa sorte.

Rodrigo Souto.
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucs
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Mon Oct 15, 2007 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Você usou a quantidade de substrato recomendada pelo fabricante?

Estranho, amazonenses e valisnérias são plantas muito resistentes, mesmo sem substrato fértil elas se desenvolvem... Pode ser que a folha já estava morta/fraca quando você a colocou no aqua...
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Oct 16, 2007 9:07 am    Assunto: Responder com citação

rodrigo.souto escreveu:
Bacana o layout do aquário, "aspirante" Daniel : )
Depois que as plantas "pegarem", já sabe que peixes habitarão teu aqua ?

abs e boa sorte.

Rodrigo Souto.

Ainda não sei bem. Vai depender das condições do aqua, principalmente Ph... mas não decidi ainda. Vamos ver também o que as lojas por aqui terão para oferecer, quando a hora chegar.

Por agora, quer mesmo é ver as plantas "pegando"!!!!

Lucs escreveu:
Você usou a quantidade de substrato recomendada pelo fabricante?

Estranho, amazonenses e valisnérias são plantas muito resistentes, mesmo sem substrato fértil elas se desenvolvem... Pode ser que a folha já estava morta/fraca quando você a colocou no aqua...

Cara, pra falar a verdade, o fabricante não especifica a quantidade exata.
Nesse site diz para colocar uma camada de 2cm. Acho que a camada que coloquei não chega a ser 2cm, mas também não é muito menos que isso... coloquei todo o conteúdo da embalagem (4,7Kg). Aparentemente as plantas estavam saudáveis quando chegou, aparentemente!
Ontem a noite fiz a garrafada, mas hoje, quando saí de casa, as bolhas estavam poucas... de noite, quando chegar vou ver como andas o CO2. Essa é minha esperança no momento.

Valeu pessoal....
Marolla
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Tue Oct 16, 2007 9:17 am    Assunto: Responder com citação

As bolhas começam devagar mesmo, depois vai sair tanta que só fechando o divisor de ar.
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Oct 16, 2007 9:37 am    Assunto: TPA Responder com citação

Pessoal, será que já devo fazer TPA??? Montei o aqua no dia 10/10 - ou seja, está completando 1 semana de vida!!!

O que sugerem?
milton ohta
Destaques
Destaques

MensagemEnviada: Tue Oct 16, 2007 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel, se não estiver apresentando algas, pode ser 50%, caso contrário sugiro que troque toda a água.
Abraço!
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Oct 16, 2007 10:30 am    Assunto: Responder com citação

milton ohta escreveu:
Olá Daniel, se não estiver apresentando algas, pode ser 50%, caso contrário sugiro que troque toda a água.
Abraço!

Até o momento, sem algas... pelo menos não percebi nada de mais. Apenas a água um pouco turva mesmo. Não sei se com o CO2 pode aumentar a incidência dessas miseráveis.
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Wed Oct 17, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

danielmpr escreveu:
milton ohta escreveu:
Abraço!

Até o momento, sem algas... pelo menos não percebi nada de mais. Apenas a água um pouco turva mesmo. Não sei se com o CO2 pode aumentar a incidência dessas miseráveis.

Retiro o que eu disse... ontem notei o que eu acho que sejam as primeiras algas. São como fiapinhos presos ao vidro. Estão bem discretas
e não percebi ocorrências nas plantas, no tronco ou na pedra.

Essas são as famosas filamentosas?

O CO2 está bombando. Não sei se isso tem alguma relação.

Hoje pretendo fazer a primeira TPA e aproveitar para fazer uns ajustes no layout.
milton ohta
Destaques
Destaques

MensagemEnviada: Thu Oct 18, 2007 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel, desculpe a demora, minha internet tá terrivel.. Confused
Espero que tenha trocado 100%, fique esperto com a tal "água turva" que mencionou, pois já passou 1 semana e devia estar cristalina e se for amonia o risco de algas é muito grande e sim, são filamentosas, mas contanto que seja em pouca quantidade e não sufoque as plantas, é normal e não merece maiores preocupações e a medida que o aqua amadurece, eles vão rareando.
Abraços
danielmpr
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Thu Oct 18, 2007 9:39 am    Assunto: 100% não Responder com citação

Valeu, Milton, pelo retorno.

Cara, não troquei 100% não... troquei por volta de 50% talvez!
Fiz isso ontem à noite, a água está mais cristalina sim. Hoje de manhã já apareceram as tais algas no vidro - parece mesmo que alguém passou um pano ou uma flanela e os fiapos ficaram presos Smile
Mas não são muitas, e não estão prejudicando as plantas aparentemente.

Algumas plantas desenvolveram tipo raízes flutuantes, lá no alto do caule. Será que é deficiência de nutriente no substrato? Hoje de noite coloco umas fotos para ilustrar melhor...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Aquarismo Plantado e Plantas Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: