|
www.forumaquario.com.br
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Leandro Bronzato Usuário Junior

|
Enviada: Wed Mar 04, 2009 1:25 pm Assunto: Sugestões de filtros e sistema de CO2 |
|
|
Olá pessoal.
Vou montar dentro em breve o meu primeiro aquário (tive um na minha infância/adolescência, mas não conta, eu não entendia nada do assunto e nem tinha dinheiro para manter o hobby! rsrs), e quero montar um plantado com alguns peixes. Estou precisando de algumas sugestões e também tirar umas dúvidas, quem puder ajudar eu agradeço.
Pretendo montar um de uns 80 ou 90 litros aproximadamente, vou ver quais eu tenho à disposição aqui em Linhares (ES) para comprar, quero um com a tampa e os bocais para as lâmpadas.
Eu pretendia comprar um atman ou whisper, mas pesquisando achei esse canister:
http://www.aquarishop.com.br/canister-external-filter-max-care-canister.html
Como o preço está em conta estou pensando em comprar esse, o que vocês acham? Também gostaria de saber como se dá a troca das mídias, qual a periodicidade e forma mais prática e econômica.
Para o CO2, achei esse aqui bastante interessante: http://www.aquarishop.com.br/co2-diffuser-set-ista.html
É o mais barato dos sistemas que eu achei até agora, e parece bem prático e fácil de usar. O único problema é que como eu chego tarde em casa na maioria das vezes, e por isso pretendia usar um timer para desligar a lâmpada e o CO2, mas esse sistema não é eletrônico. E também não entendi o número de cargas (entre 45 e 50) informado no anúncio: cada carga seria suficiente para um dia? Aceito sugestões de outros sistemas, desde que práticos (não quero usar garrafada) e com o preço acessível.
Também aceito sugestões de lâmpadas (não pretendo utilizar plantas muito exigentes tanto em relação à luz quanto ao CO2), e outras dicas de acessórios e equipamentos.
Desde já muito obrigado pelos que responderem ao tópico e ao forum, que já tem contribuído bastante para tirar as minhas dúvidas para essa montagem do meu primeiro aquário. Prometo postar as fotos do início da montagem e da sua evolução. |
|
|
 |
Vladimir Simões Usuário Master

|
Enviada: Thu Mar 05, 2009 10:57 am Assunto: |
|
|
Olá Leandro,
como trabalho na empresa que importa e distribui nas lojas os produtos da linha ISTA, gostaria de esclarecer as dúvidas sobre os produtos, ok?
O kit de CO2 traz uma lata descartável que gera exatamente 50 cargas; cada carga, entenda-se aqui, é equivalente a encher o difusor de CO2 tipo "sino" fornecido no kit (cada kit é uma lata de CO2, +/- 60cm de mangueira siliconada, uma válvula anti-retorno e um difusor tipo "sino" completo). E temos milhares de reposições das latinhas, que são descartáveis, e não faltarão -- mesmo estocados, estamos para receber mais em cerca de 1 a 2 meses.
Assim, cada carga dada no difusor vai durar de acordo às condições do aquário, como temperatura, pH, KH e principalmente, movimentação de água no aquário e em particular a movimentação nas proximidades do difusor. Aconselhamos colocá-lo sempre próximo a local movimentado, onde certa correnteza de água passe por baixo do difusor -- isso vai maximizar a difusão do CO2 na água. Saídas ou retornos de água do sistema de filtragem são locais interessantes. A duração ideal é esgotar o CO2 no interior do difusor entre 6 a 10hs depois de ser colocada a carga.
Fiz algumas fotos do sistema trabalhando aqui no aquário da empresa...
O difusor, que pode ser adquirido à parte para aumentar a difusão de CO2 na água (mais abaixo explico isso):
Kit instalado, com a válvula anti-retorno, quando instalar no aquário, coloque sempre totalmente submerso, e conecte a mangueira do CO2 no tubo lateral. Esgote todo o ar preso removendo a tampinha frontal, recolocando-a depois:
Injetando o CO2:
Já cheio -- veja que está no limite para escapar gás pelo tubo de conexão inferior:
Esse tubo de conexão serve exatamente para isso: conectar um segundo difusor, que aumentará a difusão do CO2 na água do aquário; pode-se conectar quantos difusores forem necessários!
Quando o primeiro difusor está cheio, começa a encher o segundo. Não há necessidade de comprar um segundo kit, apenas o difusor, pois a mesma lata enche os dois difusores!
Completando:
Aqui na empresa tem levado cerca de 6 a 7 horas para esvaziar o difusor.
Sobre o Mini-Canister Max Care, ele de fato é um canister, pois traz cestos de material filtrante, diferente de outros no mercado que tentam fazer a água correr "de lado", prejudicando a filtragem.
O Canister:
Os cestos de material filtrante:
Desmontados, os cestos mostrando os materiais que já vem, a grade superior e o corpo (que não é plástico, mas policarbonato -- muito mais resistente).
O cestinho vazio, mostrando o gradeamento inferior por onde passa a água. Em cada um, já vem um perlon recheado de carvão ativo e a espuma preta. A caixinha à esquerda é o refil desse perlon+carvão (vem 2 na caixinha).
Esse mini-canister veio para testes na metade do ano passado, e o deixei em teste por mais de 6 meses, sem qualquer problema ou nível de ruído nesse tempo. Também pode funcionar como um "hang-on", pendurado ao vidro do aquário, como ao modo comum de canister. E já vem com todas as mídias filtrantes.
Com as mangueiras, estilo Canister:
Com os suportes e conexões apropriadas para trabalhar "hang-on" (pendurado no vidro do aquário):
A manutenção é extremamente simples: basta desligá-lo da energia elétrica, elevar o canister acima da água, desconectar as mangueiras, abri-lo e remover os cestos de material filtrante. Os refis de filtragem mecânica e química (perlon + carvão) podem ser encontrados facilmente na mesma loja.
A periodicidade da limpeza não pode ser determinada, porque isso depende da montagem do aquário -- cada um é um caso, variando inúmeros fatores como quantidade de peixes, tipo de ração, quantidade de ração, tipo de peixe etc.
A grande vantagem do mini-canister é a quantidade e variedade de material filtrante que pode ser usado.
E ter todas as peças de reposição; na foto, a caixinha que vem nele, e que pode ser comprada como reposição:
Faltaram as medidas: 21cm de altura, 18cm de largura, 12cm de espessura. Volume interno: 2 litros. Para aquários de 40 a 80 litros. Faz 360 litros / hora (o real, com mídias, cai para 330 l/h), coluna de água máxima 70cm. Bomba de 11,5W e 60Hz, tanto 127 como em 220V. Dois anos de garantia contra defeitos de fabricação!
Espero ter esclarecido as dúvidas!
Abraço, _________________ Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP
Editado pela última vez por Vladimir Simões em Thu Mar 05, 2009 3:00 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Tania Wu Destaques

|
Enviada: Thu Mar 05, 2009 12:51 pm Assunto: |
|
|
Oi, Vlad.
Gostaria de saber se este kit CO2 serve também para aquários menores de 30 litros com bastante plantas exigentes (rotala wallichi, ludwigia, ammania...), sendo que gostaria de em parte manter o ph ácido neste aquário. Eu tenho um outro aquário de 72 litros (ph alcalino) da qual pretendo usar este mesmo sistema, quantos difusores devo colocar? O difusor enche sozinho? Ou tem algum dispositivo na latinha que deve ser acionado pelo usuário?
Obrigada |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Mar 05, 2009 2:39 pm Assunto: |
|
|
Oi Tânia,
a lata tem que ser acionada manualmente, é uma operação de 3 segundos apenas, já que por vir com a válvula anti-retorno, o kit pode ficar permanentemente montado, como visto nas fotos.
Em ambos seus aquários, em teoria basta um difusor apenas, mas como tinha dito antes, depende da circulação de água. Caso você perceba que no aquário maior a difusão está insuficiente, basta adquirir mais um difusor e conectá-lo; imediatamente você estará aumentando em 100% a área de difusão do CO2, dobrando a quantidade a se difundir na água.
(Vou editar a primeira mensagem, colocando fotos do mini-canister "Max Care"...).
Um abraço, _________________ Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP |
|
|
 |
Leandro Bronzato Usuário Junior

|
Enviada: Thu Mar 05, 2009 2:59 pm Assunto: Sugestões de filtros e sistema de CO2 |
|
|
Ok Vladimir, muito obrigado pela resposta, gostei muito de ambos os sistemas, ainda estou acertando alguns detalhes, mas assim que estiver com tudo certo é bem provável que adquira esses produtos.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
Jesse Usuário Senior

|
Enviada: Mon Mar 09, 2009 10:03 pm Assunto: quantidade de co2 |
|
|
| Quanto devo encher o difusor e com qual periodicidade, devo enche-lo para um aqua de 20L? |
|
|
 |
Tania Wu Destaques

|
Enviada: Tue Mar 10, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Oi, Vladimir
Comprei o kit CO2 e estou usando já no terceiro dia. Eu tenho uma dúvida:
Eu encho o difusor até soltar uma bolhas (11:00 da manhã) de água e até a noite (0:00) noto que que o difusor apenas liberou apenas a metade do gás. Eu coloquei o difusor totalmente submerso, porém bem próximo da superfície da água. A saída do gás do difusor está embaixo da saída (cascata) do filtro externo de modo que espalhe o gás ao máximo. O filtro que estou referindo é um aquaclear modelo 20 e o aquário tem 30 litros. Agora, como é que eu faço para que use todo o gás contido no difusor?
Obrigada |
|
|
 |
Jesse Usuário Senior

|
Enviada: Tue Mar 10, 2009 8:17 pm Assunto: |
|
|
| o meu acontece ao contrário, encho uma carga e em 10 ou 15 min. já n tem mais nada. |
|
|
 |
Tania Wu Destaques

|
Enviada: Tue Mar 10, 2009 11:46 pm Assunto: |
|
|
Oi, Jesse
Tente colocar o difusor bem no fundo do aquário (perto do substrato, já que seu aquário não deve ser muito alto), espero que o gás não escape tão rápido. O seu caso foi o mesmo que ocorreu na loja em que comprei o produto. O funcionário colocou o difusor perto da superfície da água e o gás escapou em questão de minutos, aí ele teve a idéia de colocar o difusor mais no fundo do aquário e acabou funcionando conforme esperado (durou praticamente 1 dia). |
|
|
 |
Jesse Usuário Senior

|
Enviada: Wed Mar 11, 2009 12:38 am Assunto: |
|
|
Vou tentar, apesar de ele já estar baixo e a circulaçao diminuida no mínimo.
Obrigado, testo e posto e resultado. |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Mar 11, 2009 12:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Jesse,
verifique se não há nenhum vazamento no sistema (onde as mangueiras conectam-se) ou se a válvula anti-retorno não estragou... _________________ Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP |
|
|
 |
diego.s Usuário Junior

|
Enviada: Wed Mar 11, 2009 3:08 pm Assunto: |
|
|
vladimir, estou com o mesmo problema do jesse,
e o meu kit, foi comprado a apenas 1 mês, e não vejo desgaste nenhuma nas magueiras, ou falha no encaixe.
e este é o 2 kit que testo, pois o primeiro levei para o lojista onde havia comprado e o mesmo trocou o kit antigo por um novo, e o problema continuou o mesmo. |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Mar 11, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
Diego,
coloque a válvula anti-retorno, evidentemente conectada nas mangueiras, debaixo de água logo após encher o sino difusor, para ver se está havendo vazamento na válvula ou pela mangueira.
Outra coisa: o seu difusor está completamente submerso?
Por fim, se nada disso for a causa: depois de encher o difusor, desconecte a mangueira da lata e coloque a ponta da mangueira sob água, para ver se o gás não está retornando pela mangueira...
Fora isso, está além das leis físicas!  _________________ Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP |
|
|
 |
Tania Wu Destaques

|
Enviada: Thu Mar 12, 2009 2:30 am Assunto: |
|
|
Bom, seguem as minhas opiniões:
Oi, Vladimir
Hoje é o quarto dia que uso o kit CO2 e acabei de acertar um lugar em que posso aproveitar o máximo de CO2 do difusor (não todo o conteúdo, por causa da correnteza da água). Apesar das dificuldades eu gostei do produto, eu vou continuar comprando o refil. O defeito desse produto não está no próprio kit e sim no manual de instrução que é pouco explicativo. Para ser sincera, eu fui lendo as suas dicas e resolvendo o meu problema e se dependesse das instruções da caixa, eu estaria mordendo a lata de raiva e desespero (dinheiro mal gasto)
Oi, Jesse e Diego
Espero que vocês não tenham comprado o produto com defeito. Não sei como funciona exatamente esta válvula anti-retorno, mas pelo nome dá a entender que ela tem um sentido correto a ser conectado para que o sistema possa funcionar de forma normal. Então verifique se não conectaram a válvula no sentido errado, pois quem baseou a montagem pela instrução da caixa pode estar fazendo a coisa errada pelo desenho pouco legível. A conexão correta está nas fotos colocadas pelo Vladimir. |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Mar 12, 2009 8:27 am Assunto: |
|
|
Oi Tania,
não entendi bem: havia um manual em português com a caixa, ou apenas as instuções da caixa?
Nós fizemos (na verdade, eu fiz) um manual para esse produto, deveria estar na caixa...
Se você não o recebeu, me diga que te envio por email!
(e quem não recebeu também, basta me solicitar que eu envio, ok?) _________________ Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP |
|
|
 |
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|