| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Serafim Usuário Junior

|
Enviada: Tue Jul 27, 2010 4:18 pm Assunto: Comportamento estranho com meus discos |
|
|
Pessoal, tive vontade de postar esta dúvida no fórum de doenças, mas o comportamento de meus dois discos pode ser, simplesmente, usual e eu, por inexperiência, não o entenda. Minha dúvida é a seguinte: tenho 2 discos de cerca de 9 a 10cm (red turquesa e um selvagem), ambos comigo há 6 meses. Desde que os adquiri, eles sempre permancem abrindo e fechando a boca. O red faz mais rápido, já o selvagem abre e fecha a boca de modo mais lento. Eles são sadios, nunca adoeceram e comem bastante. Apesar do aspecto saudável eles sempre "boquejam" mesmo quando estão em descanso e desestressados. Ressalto que os dois discos não boquejam na superfície e, sim, nadando pelo aquário. Soube que isso poderia ser uma questão genética, mas os discos são de variantes diferentes e adquiridos de fornecedores distintos. Alguém teria uma luz aí? No mais, paz para todos.
Segue meu setup:
Aqua de 180L (capacidade do tanque)
Substrato: cascalho de rio
Fauna: um cascudo tigre, 5 rodóstomus, 5 neons, um paraíso albino, um disco red turquesa (9 a 10cm) e um selvagem (9 a 10cm)
Flora: microsorum
Adornos: troncos
PH: 6.8 (sem oscilação)
Temperatura: varia entre 26º a 28º
Amônia: zerada
Nitrito: zerado
Filtragem: uso duas bombas submersas acopladas em recipientes com ceramicas, carvão e perlon; uma bomba (Resun) tem vazão de 1200l/h e a outra (Resun) 400l/h
TPAs semanais de 15% da água
Obs.: o aqua é escuro, pois o fundo é preto e a água tem cor de chá por conta dos troncos. |
|
|
 |
GustavoBerti Discus Usuário Master

|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 11:33 am Assunto: |
|
|
eles simplismente estao respirando
mais ai vai coisas que voce pode melhorar ...
- tire o cascudo, o cascudo pode ser perigoso para os discus ...
- abaixe o ph, coloque em 6.4 / 6.6 ..
- coloque mais 2 discus ...
- aumente a temperatura, discus preferem acima de 29º, 28 pra baixo e para discus matrizes ..
- mude sua filtragem para filtros hang-ons ou canister, filtros internos causam uma movimentação direta na agua, sendo assim os discus preferem aguas mais calmas ..
- aumente o cardume de neons e rodostomus, eles gostam de mais de 10 exemplares ..
Abraços e boa sorte .. _________________ MEUS BEBES
http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=54973&postdays=0&postorder=asc&start=180 |
|
|
 |
Henrique Peres Neto Usuário Master

Registrado: 09/08/09 Mensagens: 714 Localização: Santana - ZN - São Paulo
|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 11:49 am Assunto: |
|
|
Gustavo, bom dia!
Este comportamento é normal dos Discos, os de casa fazem a mesma coisa, mas não sei te explicar o porque desta diferença entre eles.
Abraços! _________________ Henrique Peres Neto
No creo en las brujas, pero las hay, las hay... |
|
|
 |
Serafim Usuário Junior

|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 11:58 am Assunto: |
|
|
Grande Gustavo,
Valeu as dicas aí. Já tenho dois discos novos encomendados (um snow white e um pigeon panda). Vou abaixar mais o PH. O cascudo é um tigre (5cm) e ele simplesmente ignora os discos, mas vou ficar de olho nele! Quanto aos filtros, realmente, preciso trocar, mas ainda falta a grana . Para aliviar a situação, apontei a saída de água dos filtros para cima e consegui diminuir bastante a turbulência.
Obrigado mais uma vez! |
|
|
 |
Serafim Usuário Junior

|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 12:09 pm Assunto: |
|
|
Grande Henrique,
Valeu a contribuição. Estou mais tranquilo, agora.
Abração!
| Henrique Peres Neto escreveu: | Gustavo, bom dia!
Este comportamento é normal dos Discos, os de casa fazem a mesma coisa, mas não sei te explicar o porque desta diferença entre eles.
Abraços! |
|
|
|
 |

|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 12:59 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Já tive cascudo com Disco e nada aconteceu. Por que o você informa que são perigosos?
Serafim,
Sempre que precisar é só falar.
Ah... Já ia me esquecendo. Quanto tempo você tem o aqua?
Pergunto isso pois com o passar do tempo a água tende a acidificar, então tome cuidado com o que você fará para baixar o pH.
Abraços e boa sorte! _________________ Henrique Peres Neto
|
|
 |
Serafim Usuário Junior

|
Enviada: Wed Jul 28, 2010 1:18 pm Assunto: |
|
|
Grande Henrique,
Meu aqua tem 5 meses funcionando e possui 3 troncos de tamanho razoável. O PH fica sempre em 6.8 e faço tpas semanais de 15% da água, sifonando o fundo.
Você acha que devo baixar o ph para 6.4 ou 6.6?
Brigadão aí!
| Henrique Peres Neto escreveu: | Gustavo,
Já tive cascudo com Disco e nada aconteceu. Por que o você informa que são perigosos?
Serafim,
Sempre que precisar é só falar.
Ah... Já ia me esquecendo. Quanto tempo você tem o aqua?
Pergunto isso pois com o passar do tempo a água tende a acidificar, então tome cuidado com o que você fará para baixar o pH.
Abraços e boa sorte! |
|
|
|
 |
Jean Wesley Usuário Senior

|
Enviada: Thu Jul 29, 2010 8:45 am Assunto: |
|
|
não tem problema se você deixar o PH 6.8 pra Discos.
Eu crio meus peixes a 6.8 e nunca tive problemas.Conheço criadores comerciais que criam a anos com PH 6.8
O importante e não variar....sempre manter constante.não tem problema tmbm se você resolver baixa-lo, mas tenta fazer aos poucos.Se você resolver optar por colocar o PH 6.4 ou 6.5 pode fazer, mas não fica mudando isso atoa não.
Sorte com teus Discos!! |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Jul 29, 2010 10:17 am Assunto: |
|
|
No aqua de casa o pH está abaixo de 6.
Duas semanas atrás adquiri 4 Discos de um criador em SP, que também cria seus Discos em pH abaixo de 6.
Acredito que o ideal seja deixar o pH baixar naturalmente, assim os peixes não sentirão a mudança.
OBS.: Para alguns Discos selvagens, por exemplo o Heckel o pH deve estar baixo, caso contrário você não conseguirá ver a real beleza de suas cores.
Abraços! _________________ Henrique Peres Neto
|
|
 |
Jean Wesley Usuário Senior

|
Enviada: Thu Jul 29, 2010 10:24 am Assunto: |
|
|
Isso de PH Ideal é muito relativo.
Ainda mais se tratando de hibridos.
PH 6.8 não atrapaha em nada e abaixo disso tmbm não.Portando, se seu PH já está a 6.8, não vejo necessidade de mudar.O mais importante é não variar....mudançãs de PH são terriveis.
Agora em relação aos selvagens, comungo da opnião de que se deve deixar mais baixo sim.Principalmente o Heckel. |
|
|
 |
GustavoBerti Discus Usuário Master

|
|
|
 |

|
Enviada: Fri Jul 30, 2010 11:22 am Assunto: |
|
|
Gustavo,
Sinceramente nunca havia ouvido ou visto algo sobre os carcudos grudarem nos Discos para comer sua mucosa. No entanto, Ottos, CAE e CAS eu já sabia (inclusive vi algumas fotos).
No aqua de casa tive que retirar os Ottos, justamente por este motivo, mas hoje tenho Flying Fox sem nenhum problema.
Abraços, _________________ Henrique Peres Neto
|
|
 |
Serafim Usuário Junior

|
Enviada: Fri Jul 30, 2010 3:49 pm Assunto: |
|
|
Agradeço aos meus novos amigos pelas preciosas dicas. Já tenho dois novos discos no aqua: um pigeon panda lindíssimo e um snow white. Tá rolando umas perseguições com os novatos e espero (muito) que elas parem Depois posto um vídeo do meu aqua pra vocês opinarem, ok?! Abração. |
|
|
 |
|
|
|