www.forumaquario.com.br - Índice www.forumaquario.com.br

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Tratamento contra Íctio

Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Fri Nov 06, 2009 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Por que você não faz uma TPA de 20 ou 30%, usa carvão ativo por 6 horas para remover a medicação anterior e começa o tratamento da estaca zero com o Parasiticida da Atlantys? Wink

Abraços!
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
Paulo Soares
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sat Nov 07, 2009 5:15 am    Assunto: tratamento contra ictio Responder com citação

Obrigado

É o que vou fazer
thiagokalu
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 4:18 pm    Assunto: Pergunta Responder com citação

Marcos, beleza?

Me surgiu uma dúvida.

Suponhamos que o aqua esteja com ictio e começarei o tratamento com elevação gradual da temp + o medicamento.

Se eu tirar as ceramicas do meu filtro e deixa-las guardadas em um balde com agua do aquario, isso pode ajudar a controlar a amonia no fim do tratamento?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Se eu tirar as ceramicas do meu filtro e deixa-las guardadas em um balde com agua do aquario, isso pode ajudar a controlar a amonia no fim do tratamento?
Não vejo motivo para fazer isso. Primeiro porque existem remédios que não afetam a biologia. Segundo porque seu aquário precisa das bactérias nitrificantes para consumir a amônia produzida diariamente em seu aquário. Sendo assim, não recomendo a remoção das cerâmicas.

Abraços!
thiagokalu
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 8:15 pm    Assunto: . Responder com citação

falei em retirar pois consta na bula do anti ictio da alcon.
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Isso porque o anti-Ictio da Alcon contém azul de metileno que mata as bactérias da filtragem biológica. Entretanto, existem medicações tão eficientes quanto e que não afetam a biologia do aquário como o Verde de Malaquita contido em diversos medicamentos como o Parasiticida da Atlantys ou no Sera Costapur. Sulfato de cobre também é uma medicação eficiente e não mata as bactérias. O próprio sal grosso também é um bom remédio e não afeta a biologia. Assim, em seu lugar, eu mudaria de medicação.

Boa sorte!
eduardofbispo
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, estou com uma dúvida, eu lí na bula que o SERA costapur não é tolerado por peixes cartilagíneos e nem por invertebrados.

Se eu foi utilizar o SERA costapur, tenho que tirar as ampulárias do aquário?
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Nov 12, 2009 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Na bula do meu SERA Costapur está escrito outra coisa:

Bula do Sera Costapur escreveu:
Sera Costapur não é tolerado em aquários marinhos, por algas ou invertebrados.

Se lhe servir de consolo, fiz um tratamento em Botias, um Labeo bilcor e um CAC (todos peixes puoco resistentes a certas medicações) recentemente usando esta medicação e não tive qualquer problema. Todavia, não possuo invertebrados no aquário.

Boa sorte!
EDSONCUNHA
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Fri Jan 08, 2010 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Marcos, vi e um post você indicando o Seachem PAraguard, queria saber se você sabe qual loja vende esse produto e o telefone, pois estou com dificuldades de encontra-lo em Recife.

Abraços.

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=49991
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sat Jan 09, 2010 1:03 am    Assunto: Responder com citação

Oi Edson,

Não costumo comprar produtos pela internet; só em lojas físicas, e as que conheço são todas no Rio de Janeiro. Assim, fica difícil eu te indicar alguma, pois as que frequento não fazem entregas fora do Rio.

Lamento não poder ajudar.
Balvaro
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sun Jan 10, 2010 1:16 am    Assunto: Responder com citação

Fala!!!

Dah uma olhada na sala de Lojas e links, e se não achar, abra um topico por lah perguntando!

Uma loja que eu jah comprei produtos é a http://www.aquasn.com.br/

Outra bem famosa é a ecoanimal: www.ecoanimal.com.br

Abracos!
sergioccordova
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Tue Apr 20, 2010 2:48 pm    Assunto: Ola Responder com citação

Oi Marcos!

Meu tio que é veterinário disse que eu posso comprar formalina a 37%. Minha mãe tem isso no salão de beleza dela porque ela usa em escova progressiva! No frasco diz exatamente isso: Formalina 37% etc etc

Ele disse que eu posso pingar no aqua 1 gota pra cada 2,5 litros.

O que você acha?

Abraços. Obrigado pelo forum tão bom!
Felipenedo
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sat Jun 19, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos, tudo bem?!

Já começo agradecendo todas essas suas explicações... Estão ajudando muito.

Será que você poderia me ajudar com minhas dúvidas, por favor?

Meu aquário tem 40 litros. O ph está sempre entre 7 e 6,8. Recentemente fiz uma troca violenta de água, uns 70%.

Após isso, decidi povoar meu aquário, que só estava com 4 peixes. Acabei não deixando nenhum deles em quarentena. Uma das vezes trouxe neons que estavam bonitos, mas no aquário que eles estavam na loja tinha alguns que não estavam. Bom, imagino que tenham sido eles que trouxeram a doença... Isso faz uma semana.

Como os peixes são novos aqui eles ficam meio escondidos e eu não tinha reparado nada antes. Ontem eu vi um neon que não ficava perto dos outros. Quando vi já estava cheio de pontinhos brancos e com dificuldade para respirar. Hoje de manhã já estava morto.
Já percebi outro neon cheio de pontinhos e um que está bem descolorido, mas não identifiquei pontinhos brancos... Estou até com medo que seja aquela doença de neon.

Bom, percebi que alguns peixes se coçam nas pedras e imagino que possa ser também a doença se manifestando neles.

Eu já elevei a temperatura do aquário, tirei o carvão e aquela espuma branca de polyester (que sempre esqueço o nome) que no meu filtro fazem parte de uma peça só (Tenho um filtro Elite Hush 20) e vou colocar o remédio agora que já efetuei um TPA de 50%.

Eu tenho no meu aquário os seguintes peixes:
1 Acará Bandeira;
5 Neons;
4 Corydoras Micro Hastatus;
3 Blue Eye Furicatas;
1 Ramirezi;
1 Apistograma Cacatuoides;
2 Tetras Glow Light;
1 Cascudo Tigre.

Minhas dúvidas são:

1 – Na bula do Oodinicida da Atlantys fala para adicionar a dose por 5 dias consecutivos para ph maior que 6,8. Na sua explicação você menciona que se aplica um dia e espera 3 dias até a nova troca de água e nova aplicação. Se eu aplicar de uma só vez, qual a dose que devo usar?
Como tenho peixes mais sensíveis, dividir por 2 a dose será suficiente para preservar os peixes que tenho?

2 – Vale a pena, por qualquer motivo que seja, colocar algum outro remédio para intensificar o tratamento? Eu tenho aqui em casa o Bactericida e Fungicida da Atlantys. Ajudaria em alguma coisa nesse caso?

3 – Eu tenho um termostato para aquários de 100 litros... Mais que o dobro do meu. A temperatura do termômetro externo que tenho (bem vagabundo) é sempre maior que a programada no termostato. Você sugere que eu confie em qual temperatura e qual a temperatura máxima para esses peixes que tenho?

4 – Meu aquário não tem iluminação artificial. Ele fica bem perto de uma janela. Só não bate sol, mas a claridade nele é total. Isso pode atrapalhar no tratamento?

5 – Eu tenho pedra no fundo do meu aquário (herança da época que usava filtro biológico) e pretendo mudar isso em breve, pois com esses peixes que possuo, tenho usado muita comida granulada que logo desce para o fundo. Como as pedras são grandes, a comida passa direto e acaba apodrecendo no fundo muito rápido. Bem mais rápido que o período de TPAs que faço a cada 15 dias. Por isso vou trocar. Deveria fazer isso antes do tratamento e já fazer o tratamento com o que escolher ou faço o tratamento primeiro e depois faço essa troca?
Falando nisso, o que sugere que eu coloque no fundo do aquário? Eu tenho um que chama Cascalho Cristal que é Quartzo Moído aqui em casa. É uma boa opção?

Bom, muitíssimo obrigado pela ajuda.

Abraço,

Felipe
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sat Jun 19, 2010 3:06 pm    Assunto: Re: Ola Responder com citação

sergioccordova escreveu:
Meu tio que é veterinário disse que eu posso comprar formalina a 37%... Ele disse que eu posso pingar no aqua 1 gota pra cada 2,5 litros.
Diversos medicamentos contra Íctio contém formol (formalina). O problema é que se trata de substância muito tóxica. Seu excesso matará os peixes. Outra preocupação é com as bactérias nitrificantes, que também são sensíveis a essa substância.

Olá Felipe,

Você errou feio em trazer para seu aquário peixes sem quarentena, especialmente os Neons que vieram de um aquário onde existiam Neons que não estavam em bom estado.

Outro erro grave em seu aquário é que ele é muito pequeno para a fauna que você tem. Isso deteriora a água rapidamente, acarretando baixa na imunidade dos peixes.

Dado o esporro, vamos às suas respostas: Laughing

1- Das duas uma: ou você segue o meu tratamento ou segue o que está escrito na bula do remédio. Repare... não estou dizendo que o que está escrito na bula é errado, mas o tratamento alternativo que recomendo administra a medicação em intervalos diferentes. Se vais seguir o tratamento que eu recomendo na primeira página, então o siga à risca, sem se preocupar com o que está escrito na bula do remédio. Mais uma vez reforço que não tenho nada contra a posologia da Atlantys. Apenas descobri na tentativa e erro que da minha maneira as perdas de peixes costumam ser menores.

2- Você pode usar (e muitos produtos já usam) mais de um princípio ativo no tratamento contra Íctio, desde que sejam apropriados. No seu caso, o Bactericida-Fungicida da Atlantys não trará qualquer benefício. Se quer usar outro princípio ativo associado ao Oodinicida da Atlantys (citrato ##prico) você pode usar o Verde de Malaquita (Parasiticida da Atlantys) ou a Acriflavina (Labcon Aqualife). Outra opção seria usar uma medicação que já contivesse ambos, como o Labcon Íctio (sulfato de cobre + Verde de Malaquita) ou o Sera Costapur (Verde de Malaquita + formol) ou ainda o Ick Easy da Mydor (sulfato de cobre + sal).

3- Como diria o velho sábio chinês, "O homem que tem dois relógios nunca sabe a hora certa!". Você precisa confiar num dos instrumentos que você possui, ou então compre outros. Rolling Eyes
Os peixes de seu aquário suportam sem problemas temperaturas entre 28 e 32°C (durante o tratamento).

4- Sim. Quanto mais escuro estiver o aquário durante o tratamento, melhor.

5- A troca de substrato é estressante para os peixes. Espere eles se recuperarem primeiro. Sobre o que colocar no fundo do aquário, se for para manter a fauna atual tanto faz, pois nenhum cascalho do mundo vai impedir sua água de deteriorar com tantos peixes em tão pouca água.
Só para que tenha uma idéia, as necessidades de espaço de seus peixes são mais ou menos as seguintes:

1 Acará Bandeira: 40 litros por peixe.
5 Neons: Necessitam de pouca água (2 a 3 litros por exemplar, mas os cardumes não devem ser menores que 8 a 12 peixes), mas não devem ser colocados com bandeiras pois eles comem Neons.
4 Corydoras Micro Hastatus: 20 litros estaria bom para elas.
3 Blue Eye Furicatas: 20 litros
1 Ramirezi: 30 a 40 litros por peixe.
1 Apistograma Cacatuoides: 30 a 40 litros por peixe.
2 Tetras Glow Light: 10 litros.
1 Cascudo Tigre: Pelo menos 50 a 100 litros.

Se você somar tudo, verá que seu aquário deveria ter, no mínimo, 200 a 250 litros. Como não tem, a água fica suja muito rapidamente. Recomendo TPAs semanais de 30 a 40% ou até mesmo duas TPAs de 30% por semana.

Boa sorte!
Felipenedo
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sat Jun 19, 2010 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos.

Muito obrigado pelas respostas.

Eu sei que deveria ter feito a quarentena, mas sei lá... Vacilei...

Quanto aos peixes, eu sei que o espaço não é o ideal, mas olhando para o aquário, não parece mesmo que ele está super povoado. Comprei os peixes e quando colocava lá no aquário não ocupavam quase nada, pois são todos muito pequenos e não devem crescer muito mais...

Só o Acará é grande e o cascudo vai crescer, mas os outros, só peixe nanico... Claro que precisam de espaço, mas não acho que estejam tão mal aqui... Mas obrigado pela dica.

Tem umas fotos do aquário aqui:

http://s980.photobucket.com/albums/ae281/felipenedo/Aquarios/

Eu nunca tinha ouvido falar que os Bandeiras comem os Neons... Eu conheço tantos aquários que possuem os 2 juntos e nunca tinha ouvido falar nisso. O meu Bandeira, que não é bonzinho, não dá a mínima para os Neons... Não imagino nunca que ele pode atacá-los. Mas agora vou ficar de olho nisso.
Eu tinha medo dele atacar as Corydoras, pois se ele abrir bem a boca, elas entram inteirinhas!!! Mas nem isso... Ele de vez em quando dá uma olhada, vê que são elas e nem dá bola.

Bom, eu vou usar o seu método para tratá-los. Eu pinguei 25 gotas do Oodinicida da Atlantys hoje e vou seguir sua agenda para os próximos passos. Você acha que 25 gotas são suficientes para meu aquário (40 litros)?

Valeu!

Abraço,

Felipe
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo
Página 10 de 13

Ir para: