www.forumaquario.com.br - Índice www.forumaquario.com.br

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Tratamento contra Íctio

Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Maria Lígia
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Dec 04, 2007 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

A luz do aquário tem que ser desligada mm qdo o remédio é à base de Cobre??

Obrigadaaaaa!!
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Tue Dec 04, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Maria Lígia,

A questão das luzes não está associada com a fórmula do remédio mas com o agente patógeno. Tanto o íctio quanto o Oodinium apresentam sintomas muito parecidos. Nunca temos certeza qual dos dois é o vilão acometendo nossos peixes. Acontece que o Oodinium é um protozoário fotossintético. Sem luz ele não faz fotossíntese e morre. Wink

Abraços!
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
Newdon
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Thu Dec 06, 2007 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

show esse topico. Foi de uma ajuda enorme.
neteenhu
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sun Dec 23, 2007 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Meu amigo tem um disco que o sintoma é se esfregar nas plantas e troncos, eu acho que é íctio, sendo que a temperatura do aquário dele é de 30º.
O que você acha?

Obrigado, abraço.
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sun Dec 23, 2007 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Neteenhu,

Diversas doenças se manifestam como você descreveu: peixe se esfregando em plantas, troncos e substrato. Isso não quer dizer necessariamente que se trata de Íctio, embora seja bastante comum. Outro sintoma associado ao Íctio é o aparecimento de pontos brancos espalhados pelo corpo.

De qualquer forma, eu começaria um tratamento contra Íctio. Os remédios contra Íctio também combatem diversas outras doenças cujos sintomas são semelhantes.

Boa sorte!
Novaga
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Thu Dec 27, 2007 8:27 am    Assunto: Responder com citação

Marcos Mataratzis escreveu:
Eu não colocaria bactericida no aquário principal.
O medicamento que posso te garantir que mata Íctio mas não afeta a bilogia é o Verde Malaquita, presente no Oodinicida da Atlantys e outros produtos. Sua eficácia é maior com luzes apagadas.

Boa sorte!

Marcos me tira uma dúvida, estou com ictio em um aquario em fim de ciclagem, vou fazer todo o processo contra ictio, começando com o tpa de 50 %, minha duvida agora é qual medicamento usar ? Parasiticida atlantys, Oodinicida, ictio labcon ou Melafix ?, Pelo que você disse o ictio da labcon tem azul de metileno então qual outro usar e que seja realmente eficaz ?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Dec 27, 2007 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Oi Novaga,

Em primeiro lugar você não deveria ter Íctio em seu aquário já que ele, ainda em processo de ciclagem, não deveria conter peixes, certo? Mad

Ok... a ânsia é grande... Cool

Bem... Na verdade temos aí 2 problemas: o Íctio propriamente dito e os níveis ainda elevados de amônia/nitrito (favor fazer as respectivas medições e nos informar).

Tanto o Parasiticida quanto o Oodinicida da Atlantys são excelentes remédios contra Íctio e ambos não afetam a biologia do sistema.

Abraços!
Novaga
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Fri Dec 28, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Novaga,

Em primeiro lugar você não deveria ter Íctio em seu aquário já que ele, ainda em processo de ciclagem, não deveria conter peixes, certo? Mad

Ok... a ânsia é grande... Cool

Bem... Na verdade temos aí 2 problemas: o Íctio propriamente dito e os níveis ainda elevados de amônia/nitrito (favor fazer as respectivas medições e nos informar).

Tanto o Parasiticida quanto o Oodinicida da Atlantys são excelentes remédios contra Íctio e ambos não afetam a biologia do sistema.

Abraços!

É verdade, Desculpa isto deve deixar voces loucos !!! rsrsrsr, mais comprei o aquário usado, ( R$ 150,00 ) pelo que paguei praticamente me deram, a minha esposa já viu né queria peixinhos RsRs, não lembrava mais nada sobre aquários, tive um quando tinha 10 anos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, o ictio sumiu ontem cedo, e os dois kinguios estão limpos, deixo assim ou troco a agua?, continuo sem o carvão e sem acender as luzes a noite e com os 30 graus ou posso ja voltar esses componentes ?!!!!!!!!!!
Mais uma duvida, devo usar tamponador ou só se usa se você não conseguir manter o P.H naturalmente no nível que você deseja ?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Fri Dec 28, 2007 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

30°C é meio quente para Kinguios, mesmo durante tratamentos. 28°C me parece mais apropriado para eles.

Eu manteria o tratamento por mais uns dias mesmo tendo os pontinhos sumido.

Elevando um pouco o kH da água de seu aquário já deve ser suficiente par manter o pH alcalino mas não vejo mal algum em usar tamponadores para garantir estabilidade no pH.
No seu caso, um pouco de aragonita, calcita ou dolomita em seu filtro e um pouco de bicarbonato de sódio nas águas de TPAs garantirá um pH alcalino.

Boa sorte!
Novaga
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Fri Dec 28, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

30°C é meio quente para Kinguios, mesmo durante tratamentos. 28°C me parece mais apropriado para eles.

Eu manteria o tratamento por mais uns dias mesmo tendo os pontinhos sumido.

Elevando um pouco o kH da água de seu aquário já deve ser suficiente par manter o pH alcalino mas não vejo mal algum em usar tamponadores para garantir estabilidade no pH.
No seu caso, um pouco de aragonita, calcita ou dolomita em seu filtro e um pouco de bicarbonato de sódio nas águas de TPAs garantirá um pH alcalino.

Boa sorte!

meu substrato é pedra de rio, e coloquei duas rochas mortas dentro, tenho mais algumas guardadas mais quero ver se com estas duas fica em 7.2, se começar a cair coloco mais uma e vou monitorando !!!!!!!!!!!!!!!!, baixei um pouco a temperatura vou deixar em 28 °, estou mantendo ainda as luzes apagados só ligo na alimentação. daqui uns dois dias é bom fazer tpa ou deixo devido a ciclagem que ta no meio do caminho?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Fri Dec 28, 2007 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Se o nível de amônia não estiver muito alto, deixe como está. Caso contrário faça uma TPA de 25%.

Boa sorte!
Fabiane López
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sat Jan 26, 2008 3:46 pm    Assunto: Tratamento do Ictio na fase certa Responder com citação

Oi, atualmente meus peixes estão com estas pragas, e não compreendi muito bem sobre a última fase do ciclo e que o tratamento deve ser iniciado. Os pontos desparecem dos peixes? Esse processo (pela demora) não levariam os peixes à morte?

Você citou: "Quando os tomontes estão maduros eles são libertados novamente na água (agora chamados terontes) e nadam à procura de um hospedeiro para dar continuidade ao ciclo. É somente nesta terceira fase que os medicamentos irão atuar!. (...)

Desculpe mas preciso de um help!
Att Fabiane López
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sat Jan 26, 2008 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiane,

Seja bem vinda ao FórumAquário!

Citação:
não compreendi muito bem sobre a última fase do ciclo e que o tratamento deve ser iniciado. Os pontos desparecem dos peixes? Esse processo (pela demora) não levariam os peixes à morte?
Você não deve esperar os pontos desaparecerem. O processo é dinâmico. Os três estágios existem simultaneamente em seu aquário. Mesmo enquanto os trofontes estão saindo do peixe em direção a água e mais tarde o substrato, terontes já estão procurando peixes e eventualmente encontrarão peixes já infectados formando novos pontos brancos.

De fato, o medicamento só surte efeito no terceiro estágio do ciclo, com as larvas terontes. A elevação da temperatura é justamente para acelerar os ciclos anteriores para que novos terontes sejam formados (e mortos pela medicação). Com os terontes mortos não haverá novas infestações e os próximos ciclos irão liberar o peixe dos parasitos. Com a temperatura elevada tais ciclos ocorrem mais rapidamente.

Abraços!
FabianoRequel
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sun Jan 27, 2008 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, e no caso dos aquas plantados, por mais que digam, todo medicamento acaba por danificar as plantas.

Em um aqua menor que fica na casa dos meus pais utilizei o Bactericida e fungicida da atlantys, na bula dizia que poderia ser utilizado com plantas e ele acabou por deixá-las todas amareladas...

Também não posso colocar sal grosso pois possuo quatro corridoras...

E como deixar um plantado sem iluminação?!?!?

Meus neons estão começando com os pontinhos brancos. Somente elevando a temperatura não conseguimos acabar com a doença? Pois há algums relatos aqui no fórum em que a doença foi exterminada desta forma.

Obrigado.

Editado pela última vez por FabianoRequel em Sun Jan 27, 2008 11:58 pm; num total de 1 vez
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sun Jan 27, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano,

Citação:
Marcos, e no caso dos aquas plantados, por mais que digam, todo medicamento acaba por danificar as plantas.
Sempre fiz tratamento contra íctio com plantas dentro do aquário e nunca observei os sintomas que você descreve. Desculpe a franqueza mas o tratamento contra íctio é para curar os peixes. Acredito que eles sejam a prioridade de um aquário, certo? Se suas plantas estão de alguma forma "sofrendo" com o tratamento, paciência. Íctio não ataca as plantas mas se fixam nelas. Dessa forma, elas também devem ser tratadas juntamente com os peixes.

Citação:
E como deixar um plantado sem iluminação?!?!?
Novamente... o tratamento contra íctio é para peixes! De qualquer forma, plantas sobrevivem vários dias sem luz. Lembre-se que na natureza as vezes passam-se dias e dias com chuva forte e muito pouca claridade chega ao fundo dos rios e lagos onde essas plantas se desenvolvem. Wink

Citação:
Somente elevando a temperatura não conseguimos acabar com a doença?
No passado (20 ou 30 anos atrás) se achava que elevar a temperatura do aquário para 27°C (isso mesmo! 27°C) era o suficiente para matar os protozoários que causam o Íctio. Na verdade, a elevação da temperatura acelera os três períodos reprodutivos do Íctio, acelerando assim a fase que pode ser combatida com medicamentos. Não creio que apenas calor resolva o problema. Vários outros fatores podem ter contribuído no sucesso dos relatos dos colegas a quem você se refere.

Abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Próximo
Página 2 de 13

Ir para: