| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Marcos Mataratzis Moderador

Registrado: 30/12/06 Mensagens: 15779 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sun Jun 20, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
Para 40 litros a dose normal recomendada é de 60 gotas. Meia dose dá 30 gotas, mas não há tanta diferença assim para 25. _________________ Meu aquário de Botias
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |
Felipe Ferreira Usuário Junior

|
Enviada: Mon Jun 21, 2010 4:10 pm Assunto: sempre volta? |
|
|
Oi pessoal, tenho aquario há um ano e meio e de lá pra cá, varias vezes os peixes começam a se coçar no substrato. Aí eu boto remedio, aumento a temperatura, faço trocas parciais. Eles param de se coçar. Paro o tratamento. Passam-se algumas semanas e tudo começa de novo.
A unica vez que consegui ficar um tempo maior sem essa praga foi quando mantive o aquario com o remedio. Mas foi só colocar o carvão que tudo começa de novo.
Nunca apareceram pontos brancos, por isso desconfio que seja oodinium. Mas em qualquer caso, é mesmo impossível eliminar totalmente o ictio ou o oodinium do aquario???
Outra duvida que eu tenho é quanto tempo o ictio ou o oodinium sobrevive no aqua se não tiver nenhum peixe, pois tô pensando em tratá-los em outro aquario. O oodinium, por ser fotossintético, sobrevive por mais tempo??
Obrigado  |
|
|
 |

|
Enviada: Mon Jun 21, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Se você seguir o tratamento descrito na primeira página deste post à risca o Íctio/Oodinium desaparece do aquário. O problema que você está enfrentando parece ser tratamento incompleto ou fora das especificações de medicação/temperatura.
Boa sorte! _________________ Meu aquário de Botias
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |

|
Enviada: Mon Jun 21, 2010 8:38 pm Assunto: sempre volta? |
|
|
Olá,
e quanto a fazer o tratamento em outro aquario? Existe um tempo seguro para deixar o aquario sem peixes e acabar com a doença?
To perguntando isso porque na minha cidade so estou achando medicamento com azul de metileno, e não quero manchar o silicone. Tenho apenas mais dois frasquinhos de remedio sem o azul de metileno, quando eles acabarem vou ficar meio sem saída.
O medicamento que eu tenho que não mancha o silicone é com sulfato de cobre, você sabe se tem como comprar sulfato de cobre puro e fazer eu mesmo o remédio??
obrigado mais uma vez |
|
|
 |

|
Enviada: Mon Jun 21, 2010 10:31 pm Assunto: |
|
|
Você pode transferir todos os peixes para fazer o tratamento em aquário hospital, mas mantenha a água do aquário principal SEMPRE acima dos 30°C pelos próximos 20 dias, com ou sem peixes. Isso não é garantia de se livrar dos parasitas, pois eles possuem uma fase na qual ficam encapsulados em estado quase latente, esperando condições melhores para eclodir.
Sobre o sulfato de cobre, você o encontrará na forma de sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O) em casas que vendem produtos para piscinas ou até mesmo em algumas casas de ferragens, mas cuidado na dosagem, pois o cobre é mortal para os peixes se a concentração for muito alta.
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |

|
Enviada: Mon Jun 21, 2010 11:13 pm Assunto: |
|
|
Oi de novo,
valeu pelos esclarecimentos. Abusando mais um pouco da sua paciência e dos seu conhecimentos, vou tirar só mais 2 duvidas:
Se eu deixar o aquario principal com temperatura acima dos 30 e com o medicamento, será que a eliminação do parasita é garantida??
Caso eu encontre o sulfato de cobre pentahidratado, você sabe quantos gramas por litro de agua posso usar no tratamento??
Obrigado |
|
|
 |
Ingrid Fernandes Usuário Junior

|
Enviada: Tue Jun 22, 2010 12:53 am Assunto: |
|
|
me esclarece uma coisa, dúvida minha desde que vi a muita tempo essa sua recomendação de tratamento pro ictio... sou novata nesse meio e ainda to aprendendo e quebrando muito a cara... rsrsrs
no seu tratamento diz que é pra deixar o medicamento agir nos dias 2, 3 e 4... certo?
sendo que o medicamento que geralmente uso é o Ictio da Labcon ou fungicida e bactericida da atlantys ( se for ruim me indica um melhor por favor, que como já disse não conheço muita coisa) e nesses medicamentos na bula diz para fazermos aplicações a cada 48h durante 5 dias.
Deixar o aqua sem aplicação de medicamento por 3 dias consecutivos seria diante da bula uma atitude errada.
Como resolvo isso???
sigo suas instruções nos meus tratamentos, só que aplico o remédio como manda a bula, a cada 48h e antes de cada aplicação faço a TPA de 30%.
Agradeço desde já,
Ingrid |
|
|
 |

|
Enviada: Tue Jun 22, 2010 12:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Ingrid,
Não existe nenhum paradoxo entre o meu tratamento e a bula das medicações. É apenas uma outra abordagem para o tratamento.
No passado eu seguia as bulas, mas experimentei dessa forma e tive resultados ainda melhores. Desde então, tenho feito da minha forma e os resultados tem sido surpreendentes, com baixíssimos percentuais de perdas.
Existem dúzias de relatos de colegas que seguiram este tratamento alternativo e também obtiveram excelentes resultados. Veja... não estou em momento algum dizendo que a recomendação da bula deste ou daquele remédio é inadequada. Estou apenas oferecendo um tratamento alternativo, apostando nas trocas parciais como aliado ao tratamento.
Sobre as medicações o Fungicida e Bactericida da Atlantys é um ótimo Fungicida e Bactericida, mas infelizmente o Íctio é um protozoário e esta medicação não surtirá qualquer efeito sobre ele.
Das muitas medicações existentes no mercado contra Íctio/Oodinium eu recomendo as seguintes:
Sera Costapur
Parasiticida da Atlantys
Oodinicida da Atlantys + Aqualife
Labcon Íctio
Abraços! _________________ Meu aquário de Botias
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |
Ingrid Fernandes Usuário Junior

|
Enviada: Tue Jun 22, 2010 7:07 pm Assunto: |
|
|
| Citação: | | Marcos Mataratzis |
agora sim entendi...
usadno a medicação a cada 48h, ainda assim perdi 5 peixes...
é normal sempre perder peixes com essa doença?
porque só consigo detectar ja na fase que aparece os pontos brancos...
na proxima vou fazer exatamente do seu jeito pra ver no que dá... rsrsrs
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Tue Jun 22, 2010 8:52 pm Assunto: |
|
|
Olha...
Faz tempo que não perco um peixe por causa de Íctio, especialmente depois que adotei o tratamento descrito na página 1 deste tópico.
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Jun 23, 2010 5:06 pm Assunto: |
|
|
Oi,
achei o sulfato de cobre na casa de piscina. Só que não sei como utilizá-lo. Tava pensando em misturar com agua e fazer uma solução com concentração semelhante à dos medicamentos que são vendidos. Mas to com medo de fazer algo errado srsr.
Sabe como utilizá-lo ou é melhor fazer o tratamento em aquario hospital com o anti ictio da labcon?
valeu |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Jun 23, 2010 11:10 pm Assunto: |
|
|
Seu grande problema será pesar o sulfato de cobre II pentahidratado numa balança de precisão, pois se a concentração ficar acima de um certo valor pode ser letal para os peixes. Acho mais conveniente usar medicamentos industrializados.
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |
Felipenedo Usuário Junior

|
Enviada: Thu Jun 24, 2010 2:41 am Assunto: |
|
|
| Marcos Mataratzis escreveu: | | Para 40 litros a dose normal recomendada é de 60 gotas. Meia dose dá 30 gotas, mas não há tanta diferença assim para 25. |
Obrigado mais uma vez, Marcos.
Deixa eu abusar do seu conhecimento mais um pouco...
1 - Amanhã pretendo comprar o Aqualife para ajudar no tratamento do meu aquário que por enquanto é só com o Oodinicida da Atlantys...
Qual a dose devo usar no meu aquário de 40 litros que já estou usando meia dose do Oodinicida e seguindo o seu tratamento conforme a página 1 desse tópico?
2 - Já perdi alguns peixes... Estou bem chateado com isso... Morreram 3 Neons e 1 Blue Eye Furicata. O Blue Eye não tinha pontinho branco nenhum e nem estava desbotado... Não sei o que foi. Os 3 Neons que me restaram estão cheios de pontinhos brancos, mas nenhum outro peixe no aquário está.
Será que seria o caso de separar os 3 neons para fazer o tratamento com a dosagem maior para ver se consigo salvá-los e continuar o tratamento com a dosagem pela metade no aquário principal?
3 - Um Tetra Glow Light que tenho está ficando esbranquiçado. É alguma coisa que começa nas costas e na barriga e está andando para o centro, já começando a cobrir a faixa vermelha. Não é pontinho nem nada, é como uma grande mancha mesmo. E também não é branca mesmo, é como se estivesse desbotando. Isso não me parece ser o Íctio... O que pode ser?
Poderia ser aquela Doença do Neon? Um dos 3 Neons que já morreram não tinha nenhuma pintinha branca no corpo e morreu todo esbranquiçado/desbotado. Será que tem mais isso no meu aquário?????? E se você desconfia que sim, o que é melhor fazer com ele? Separar?
Eu sei que essa doença não pega em todos os peixes, mas não sei quais dos meus estão suscetíveis a ela.
Desculpe pelo monte de pergunta, mas é fogo... Estou extremamente frustrado com essas perdas... Principalmente quando o Blue Eye morreu... Eu nem consegui ver nada de diferente nele... Em um dia nadando tranquilo e no outro morto... Droga...........
Se tiver Íctio e a Doença do Neon no meu aquário não quero nem ver... Será que consigo salvar a vida de alguém lá????
Bom, por enquanto é isso.
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Felipe |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Jun 24, 2010 11:13 am Assunto: |
|
|
1- Use meia dose do Aqualife também.
2- É outra abordagem. Nada contra, desde que você tenha um aquário hospital apropriado.
3- Não sei. Talvez sejam fungos. Se for, o Aqualife será útil.
Sobre a doença do Neon, ela é incurável. Se detectar em algum Neon (também ataca outros Tetras, alguns Ciclídeos como o bandeira e Ciprinídeos como Rasboras e Kinguios) o peixe deve ser sacrificado.
Os primeiros sintomas são agitação noturna, natação errática, isolamento do grupo e mais tarde, com a evolução da doença, a listra neon começa a desaparecer - vai ficando esbranquiçada, devido à destruição do tecido muscular.
Vídeo 1
Vídeo 2 |
|
|
 |
Capitão Nemo Usuário Junior

|
Enviada: Wed Jun 30, 2010 4:51 pm Assunto: Dúvida - Sera Costapur |
|
|
Infelizmente o íctio apareceu pela primeira vez no meu aquário (sou iniciante). Comprei um remédio da Sara chamado Costapur, que vi que é amplamente usado pelo pessoal daqui do fórum. Na bula do reméido diz:
"No 1º e 3º dia adiciona 22 gotas ou 1 mL por cada 40 litros.
Em casos mais graves repita a dose ao 5º e ao 7º dias.
Retire o carvão do filtro e desligue a lâmpada ultra-violeta!"
Meu aquário tem por volta de 160 liros reais, então usarei 88 gotas ou 4ml do remédio. Usando a dosagen indicada na bula e seguindo as instruções da 1ª página deste tópico, no 5º dia devo fazer uma sifonagem do substrato e TPA de 50%, repondo o medicamento perdido.
Ai é que vem minha dúvida: em relação a dose medicamento perdido após fazer esta sifonagem, devo colocar a metade da dose indicada inicialmente, ou seja, 44 gotas ou 2ml? Ou devo colocar a dose normal (88gotas ou 4ml)  |
|
|
 |
|
|
|