www.forumaquario.com.br - Índice www.forumaquario.com.br

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Tratamento contra Íctio

Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FabianoRequel
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sun Jan 27, 2008 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, obrigado sempre pela ajuda e estou aqui para aprender com pessoas experientes como você.
Realmente devemos curar os peixes... Mas em minha eperiência com o bactericida e fungicida da atlantys que citei, acabou por amarelar todas minhas plantas.
No meu caso você acha que devo usar o Oodinicida da atlantys no aqua principal como você sugere no tópico ou o Sera Costapur?

Obrigado pela rápida resposta...
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Mon Jan 28, 2008 12:25 am    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano,

Dentre as várias substâncias disponíveis no combate ao Íctio algumas atacam a biologia do aquário outras não. A composição do Sera Costapur contém Verde Malaquita e Formol. Ambas as substâncias são eficientes no combate ao Íctio. entretanto, o Formol (além de bastante perigoso e cancerígeno) mata as bactérias da filtragem biológica. Sendo assim, não recomendo seu uso diretamente no aquário principal.
O Parasiticida da Atlantys contém Verde Malaquita em sua composição mas não contém o Formol. Verde Malaquita não afeta a biologia do aquário, podendo ser usado sem receio. O Oodinicida da Atlantys contém cobre, que também é eficiente no combate ao Íctio e não afeta as bactérias da filtragem biológica. Tome cuidado apenas com o cobre pois certas espécies como Botias, Labeos, Cascudos e Corydoras são bastante sensíveis a esse elemento.

Leia uma discussão um pouco mais aprofundada sobre estes medicamentos no tópico abaixo:

http://forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=29153

Abraços!
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada
FabianoRequel
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Mon Jan 28, 2008 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, já iniciei a primeira fase do tratamento e comprei o Oodinicida da Atlantys. Não quis colocá-lo no aqua sem antes trocar uma idéia contigo.

Achei estranho sua composição:
Citrato ##prico
Cloreto de metiolinina
Água destilada

E o "verde malaquita"? Não contém em sua composição.
Será que existem dois tipos de oodinicida?

Possuo 4 corridoras, 15 neons (atacados com a doença), 1 lábeo frenatus e 1 casal de Barbo Odessa, 1 otto e 1 comedor de algas.
Caso seja este medicamento a ser utilizado, devo dividir a dose recomendada por 2 ou 3?

Continuo a lhe agradecer pelas rápidas respostas.

Editado pela última vez por FabianoRequel em Mon Jan 28, 2008 11:51 pm; num total de 1 vez
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Mon Jan 28, 2008 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano,

Citação:
E o "verde malaquita"? Não contém em sua composição.
Será que existem dois tipos de oodinicida?
Acho que você não leu o link que indiquei no post acima. Lá eu explico o seguinte:

Marcos Mataratzis escreveu:
Diversas substâncias são chamadas de Verde Malaquita. O mineral Malaquita é na verdade o Carbonato de cobre II (CuCO3). O sulfato de cobre II (CuSO4) também é chamado de Verde Malaquita, assim como o Acetato de cobre (##(CH3COO)2). Todos estes, contendo cobre em sua composição. Entretanto, a real substância chamada Verde Malaquita é o Cloridrato de p-dimetil-amino-trifenil-metano, que não contém cobre em sua composição e cuja fórmula estrutural está representada abaixo:

No Costapur está presente na forma de oxalato de Verde de Malaquita e não o cloridrato mas na prática, o efeito é o mesmo.

No Oodinicida da Atlantys está presente o Citrato de Cobre...

Citação:
Caso seja este medicamento a ser utilizado, posso dividir a dose recomendada por 2 ou 3?
Sim. Faça isso, já que Corydoras e frenatus são muito sensíveis ao cobre.
Após aplicar a medicação, fique de olho neles por meia hora. Se notar desconforto, natação irregular, idas e vindas rápidas à superfície ou perda de cor, faça uma TPA emergencial e recomece o tratamento somente no dia seguinte, usando uma dosagem menor.

P.S.: Não se esqueça de remover o carvão ativo antes de começar o tratamento.

Abraços!
FabianoRequel
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Tue Jan 29, 2008 12:13 am    Assunto: Responder com citação

Marcos, obrigado.
Eu havia lido sim. (lido e relido)
É que como não entendo nada de química, e os nomes lá estavam diferentes... já viu né... rsrs.
Na dúvida preferi perguntar ao professor!!!

Abraços.
CCostenaro
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Thu Mar 06, 2008 4:09 am    Assunto: Responder com citação

Minhas molinésias "aparentam" ter íctio, pois como são pintadinhas de branco, fica um pouco impreciso o diagnóstico.
Pretendo seguir a sugestão do tratamento dia-a-dia, como já fiz com sucesso com os meus bettas, mas não sei qual a temperatura que as molinésias aguentam, nem a tolerância ao sal.
É o meu primeiro aqua com bomba e não sei como devo proceder com os filtros: tem uma esponja preta e uma espécie de tecido branco que não sei exatamente para que servem.
Até hoje só fiz uma limpeza desses filtros sempre com água corrente e uma escovinha de dente.
E agora? O que devo fazer?
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Mar 06, 2008 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi CCostenaro,

Citação:
Até hoje só fiz uma limpeza desses filtros sempre com água corrente e uma escovinha de dente
Aquela esponja preta é onde as bactérias benéficas de seu aquário moram. Nunca lave tal esponja com água da torneira. Se necessário for, dê uma leve esfregada nela usando água do próprio aquário para remover excessos de sujeira.

Citação:
não sei qual a temperatura que as molinésias aguentam, nem a tolerância ao sal.
Molinesias agüentam bem até uns 31 ou 32°C mas 30°C já está ok para elas. Quanto ao sal, na natureza elas vivem próximas ao oceano. A água de seus rios contém uma concentração razoável de sal marinho ou seja, elas toleram muito bem o sal. Atente para outros peixes em seu aquário.

Boa sorte!
Novaga
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Tue May 27, 2008 7:20 pm    Assunto: Causador de Íctio Responder com citação

O que pode ter causado íctio novamente em meu aquario ?, uma vez que faz muito tempo que introduzi novos peixes em meu aquário ?, uma vez tendo sido feito o tratamento, o que pode fazer voltar os ictios no aquario ? uso o oodicida ou o parasiticida ?
Exibir perfil de usuários Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Tue May 27, 2008 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Novaga,

O Ictiophitirius multifilis assim como outros parasitas, pode ficar latente no aquário por muito tempo. Lembre-se que quando decretamos o fim de um tratamento contra íctio não quer dizer que não existam mais protozoários no aquário. Para que a infestação ocorra são necessários milhares de protozoários. Sendo assim, sempre teremos o protozoário no aquário, esperando as defesas de nossos peixes cairem para atacá-los.

Abraços!
Novaga
Usuário Master
Usuário Master

MensagemEnviada: Fri May 30, 2008 6:34 pm    Assunto: Kinguio Só fica no fundo !!!!! Responder com citação

Depois que tratei o aquario contra ictio ( usei Parasiticida da atlantis ), o plati esta normal novamente sem pontos brancos, mais um dos meu 7 kinguios fica somente no fundo e bem paradão, chega a ficar encostado no fundo como se estivesse canssado, o que devo fazer, será o remédio na água ?, pois tirei o carvão para não absorver o remério, a temperatura tinha deixado em 30 graus porém ja voltei para 26 graus, ele está meio sem fome tambem. não tenho notado ele defecando, sendo que é comum nos kinguios sempre estarem com cocozinho.
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sat May 31, 2008 12:09 am    Assunto: Responder com citação

30°C para um Kinguio é muita coisa. Mesmo os 26. Temperatura boa para Kinguios é entre 18 e 22°C. Peixe "cansado" como você disse, pode ser falta de oxigênio. Aumente a oxigenação da água de seu aquário.

Quanto a restos de remédio na água, faça uma TPA de 20 a 30% e utilize carvão ativo no filtro para tirar eventuais restos do remédio.

Abraços!
Rafael-RJ
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Sun Jun 15, 2008 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Eu trato apenas subindo a temperatura. Até porque, mesmo usando medicação, se a temperatura baixar demais ele sempre acaba voltando...
Marcos Mataratzis
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Thu Jul 17, 2008 7:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá Cyntia,

Seja bem vinda ao FórumAquário!

Não se deve colocar remédios preventivamente exceto vitaminas. Água limpa, manutenção do aquário em dia e boa alimentação é o suficiente para manter seus peixes saudáveis.
Em especial, o azul de metileno deve ser evitado no aquário principais pois além de tingir de azul o silicone que cola seus vidros, pode matar parte das bactérias benéficas de sua filtragem biológica.

Recomendo as seguintes leituras complementares:

Qualidade da água - melhor prevenir que remediar

Ciclo do Nitrogênio

Abraços!
Cyntia
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Thu Jul 17, 2008 7:09 am    Assunto: Responder com citação

oi marcos!!!
entao..eu ja coloquei o azul de metileno no aquario principal... Embarassed porque meus peixes ja estao com ictio (a maioria deles)..ja nw sei o que faco..pensei que fosse facil ter um aquario..eu sou novata nesses negocios..e pra piorar estou no jp!!!entao pra encontrar remedios fica dificil..pois nw falo japones rsss
quando eu trocar de agua e so colocar o anticloro ta bom??
porque nw conheco nada de vitaminas..
abracoss
HugoT
Usuário Junior
Usuário Junior

MensagemEnviada: Wed Jul 30, 2008 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

to com uma duvida aqui, eu estou com uma infestação mas aparentimente afetou somente os neons, tenho 2 corydoras albinas, 2 limpa vidros e 1 colisa. Separei todos os peixes, coloquei as colisa e os neons em um hospital e as cory e os limpa vidro em outro. Queria saber quanto tempo leva mais ou menos para o aqua principal ficar livre dessa infestação, sendo que aumentei a temperatura do aqua e coloquei sal grosso nele.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    www.forumaquario.com.br - Índice -> Doenças Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Próximo
Página 3 de 13

Ir para: