|
www.forumaquario.com.br
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
gasparcipriano Usuário Master

|
Enviada: Thu Oct 16, 2003 11:57 pm Assunto: Filtro canister de PVC com Tê de inspeção (com fotos) |
|
|
Filtro canister de PVC com Tê de inspeção Tigre (O fim das pancadas nos Caps, quando for fazer a manutenção).
Este filtro é feito com canos de pvc e caps, com algumas adaptações para facilitar a manutenção, pois todos sabem a dificuldade para retirada dos Cap.
O grande diferencial deste filtro é o uso do Tê de inspeção da Tigre e a retirada da Bomba de dentro do filtro e colocando-a no aquário, com isso facilita-se a limpeza, ganha-se espaço e menos furo no Cap, evitando-se vazamentos e uso de silicone.
Este filtro pode ser feito com a bomba dentro do filtro, neste caso perde-se um pouco o objetivo do filtro que é a facilidade na manutenção, pois caso necessite verificar a Bomba terá que retirar o Cap (haja pancada), fica a seu critério.
Dimensão do Filtro: 55cm x 11cm
Custo estimado do material R$ 78,00 (09/06/2004), usando dois T. de inspeção e R$ 58,00 usando um, não está incluso o preço da Bomba Submersa e dos materiais filtrantes.
Material:
2 Tê de inspeção Tigre 100mm x 75mm (pode-se usar apenas um)
2 Cap 100mm
1 pedaço de cano de 100mm (de acordo com o tamanho do filtro)
1 Grelha de 100mm
4 Anel de borracha para vedação 100mm
1 pedaço de Cano de 20mm
1 cap soldável 20mm
4 Joelho 90º soldável e com rosca 20mm
4 Joelho 90º soldável 20mm
2 Nipel Roscável 20mm
4 borrachinha para vedar mais ou menos de 20mm
1 luva soldável c/redução 20mmx25mm (para encaixar a Bomba)
cola de pvc
Veda rosca
Um pouco de silicone para fixar a grelha
Obs: O Tê de inspeção da Tigre é peça mais cara, fica mais fácil a manutenção utilizando dois, porém, pode ser feito apenas com um (se utilizar apenas um, o uso da Grelha torna-se desnecessária). Existe também no tamanho 75mmx75mm.
Visão geral do filtro ainda desmontado (Foto 1). As saída e entrada de água são feitas através de canos de PVC. Ambas devem estar no centro de cada cap. Os furos para a passagem dos Nipels nos Caps são feitos com uma ferramenta para se fazer furos grandes em madeira, chamada de broca chata. Essa ferramenta é adaptada a furadeira, e deve ser comprada na mesma medida do Nípel. Assim consegue-se fazer o furo na medida certa, sem correr riscos de fazer um furo grande demais, e ocorrer vazamentos. Caso você não queira comprar essa ferramenta, você mesmo pode fazer o furo com uma faca, tomando-se o devido cuidado, no meu caso fiz um pequeno furo no centro do cap com a furadeira e depois fui aumentando gradualmente com uma faca até atingir o tamanho do Nípel.
(Foto 1)
Detalhe da entrada do filtro (Foto 2). Veja o detalhe da vedação do nípel no cap. Não é usado cola para se vedar, somente dois anéis de borracha, um de cada lado do cap. Por dentro o joelho rosqueável deve ser bem apertada, a fim de pressionar bem os dois anéis de vedação. Com os furos nos caps sendo feitos no mesmo diâmetro dos nípels, não ocorrem vazamentos.
(Foto 2)
Detalhe da saída do filtro (foto 3). A vedação é feita da mesma maneira, apenas com anéis de borracha. Usando-se um joelho (observe o a posição do joelho, virado para baixo) para apertar as borrachas, vedando o filtro.
(foto 3)
Aqui se vê como deve ser feita a entrada de água (vide foto 2). Sendo toda confeccionada em PVC, ela auto sustenta o filtro na parede do aquário. O cotovelo rosqueável-soldavel é rosqueado no nípel. Note que na ponta do sifão de entrada de água, são feitas várias ranhuras ou furos não esquecendo de tampar com um cap (utilizei sem o cap por alguns dias, o filtro sugou um mato grosso e uma molinésia), afim de evitar que algum peixe seja sugado. Seria algo semelhante à tela da ponta do sifão dos filtros externos.
Vista saída de água (vide foto 3). Praticamente igual à entrada. Neste caso adapta-se a Bomba Submersa, direcionando o jato de água para a parede do aquário, diminuindo-se a turbulência, pode se adaptar um joelho, ou alguma peça para direcionar o fluxo da melhor maneira possível.
Corpo do Filtro com detalhe da grelha dividindo o filtro ao meio. (foto 4)
Foto 4
Filtro Montado (foto 5)
Foto 5
Com essas fotos tem-se uma noção de como o filtro fica no aquário (fotos 6 e 7). À direita entrada da água no filtro, com as ranhuras na ponta e com nípel. À esquerda, a saída de água, com a bomba.
Foto 6
Foto 7
Considerações Finais
O único lugar que se utiliza cola de silicone no filtro foi para fixar a grelha, dividido-o em dois, neste caso que foi utilizado dois Tê de inspeção, pode-se fazer este filtro com apenas um Tê de inspeção, fica a critério.
Nas conexões rosqueáveis é necessário utilizar fita veda-rosca.
Nas conexões soldáveis, utiliza-se adesivo para canos de PVC (cola de PVC). Tendo-se o cuidado de deixar alguns dias secando em local arejado, para evitar contaminações no aquário.
A vedação entre os Caps e o corpo do filtro é feita com anéis de borracha específicos para os Caps, que são encaixados nos sulcos existentes. Importante dizer que é necessário fazer bastante força para fechar o filtro, pois os anéis de borracha causam atrito com o cano. Deixando a superfície bem molhada facilita.
Note-se que no caso deste filtro não é necessário retirar o Cap para manutenção, basta abrir a tampa do Tê de inspeção e fazer a limpeza necessária.
Caso queira desmontar o filtro com a retirada dos Cap (particularmente acho desnecessário), retire o Cap dando-se pancadas alternadas em lados opostos com um martelo, com cuidado para não quebrar as peças.
Quanto aos materiais filtrantes, fica a gosto e necessidade de cada um. Pode ser: perlon, carvão ativado, cerâmica (eu uso aquelas de filtro de barro, aproveito inclusive as borrachinhas para vedação do filtro), espuma, etc (dica utilize redinhas, aquelas de embalar laranjas para colocar as cerâmicas e o carvão coloque em meia fina de mulher).
Procedimentos para ligar e desligar o filtro.
O filtro só deve ser ligado cheio de água e com a bomba submersa no aquário. Para fazer o filtro funcionar, é aconselhável seguir esta ordem:
1. Com a Bomba desligada encher-se o filtro através das tampas do Tê de inspeção ao máximo, depois tampe-os.
2. Ligar a bomba, se o filtro for feito no mesmo nível da água o ciclo de funcionamento é rápido, caso contrário vai demora um pouco mais, após esse passo você pode ligar e desligar a bomba que o funcionamento do filtro é instantâneo.
Não precisa retirar o filtro do aquário para limpeza, se você seguir os passos não terá problemas:
1. Antes de desligar a Bomba submersa, abra o Tê de inspeção, fazendo isso o filtro ira esvaziar-se, este esvaziamento é instantâneo, podendo desliga a bomba em seguida.
2. Faz-se a limpeza necessária, de acordo com sua necessidade.
Obs: O filtro não tem problema com falta de energia, pois ele volta a funcionar imediatamente no retorno da mesma.
A bomba irá perder um pouco da sua vazão, devido ao material filtrante, altura a ser vencida (quando não colocada no nível da água), etc,. No meu caso a perda foi em torno de 12%.
O ideal é fazer o filtro para ficar no mesmo nível da água, facilitando o trabalho da Bomba, aproveitando ao máximo a vazão.
O tamanho do filtro vai depender do seu aquário, ficando a seu critério. Cuidado, pois se fizer muito grande poderá ter problemas com peso.
Detalhe de como se faz a vedação (fotos retirada do esquema do Aluizio Tomazelli)
Visão lateral do filtro (foto retirada do esquema do Aluizio Tomazelli)
Este filtro já esta funcionando a quase um ano em meu aquário com ótimos resultados.
Boa Sorte.
Editado pela última vez por gasparcipriano em Fri Apr 15, 2005 7:38 am; num total de 10 vezes |
|
|
 |
lescanjr Usuário Master

|
Enviada: Fri Oct 17, 2003 6:58 pm Assunto: Filtro de pvc em T - FVM |
|
|
Olá Gaspar
Primeiramente gostaria de dizer-lhe que é um prazer te-lo conosco neste fórum . Agora você faz parte da família fórumaquário e sua presença aqui nos traz muita honra .
Seu filtro é simplesmente espetacular . Muito bem estruturado, prático, econômico, funcional, de fácil manutenção e bom desempenho .
O projeto foi bem concebido e com certeza será copiado e amplamente utilizado por todos os aquaristas que desejam uma filtragem eficiente e barata .
Parabéns pela realização .
Abraço
Lescanjr _________________
 |
|
|
 |
paulov henrique Usuário Master

|
Enviada: Sat Oct 18, 2003 1:07 am Assunto: filtro |
|
|
ola
nossa este filtro e espetacular  _________________ Amigo não é aquele que diz vá, mas é aquele que diz vamos |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Nov 05, 2003 7:21 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal,
Como alguns colegas tiveram problemas com a bomba puxando agua do filtro fiz o teste invertendo a bomba ou seja coloquei ela para jogar a agua para o filtro, o funcionamento foi 100% e rápido, sem nenhum problema de entrada de Ar ou acúmulo.
Não tem problema de queda de energia, o funcionamento foi ok também.
Só tem um pequeno detalhe, estou usando uma Bomba Better 650 l/h e fiz o teste de vazão, no caso da bomba jogando agua para o filtro a vazão cai para 395 l/h.
Com a bomba puxando a água a vazão caiu para 535 l/h.
Bom pessoal este teste vai depende dos materiais filtrantes, ou seja, quantidade, tipo, etc. Eu usei bastante perlon, carvão ativado e cerâmica de filtro de barro.
No meu caso vou continuar usando a bomba puxando a agua do filtro, pois a perda da vazão é menor e não tive problemas de funcionamento.
Quando forem comprar a bomba leve em consideração a perda da vazão, seja qual for a posição da bomba.
Veja bem pessoal em todos os casos o filtro tem que estar bem vedado.
Se vocês inverterem a posição da Bomba ou seja colocá-la para jogar agua no filtro, jamais abra o Tê de inspeção sem desligar a Bomba, senão é molhadeira na certa.
Só para finalizar a vantagem de inverter a bomba colocando ela para enviar agua para o filtro é que acaba o problema tanto de entrada de Ar com o de acúmulo, em qualquer situação.
A desvantagem é perda maior de vazão.
Uma última observação, todos os teste foram feito com a Bomba Better 650 l/h.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida pergunte. |
|
|
 |
Daniel Cohen Usuário Master

|
Enviada: Thu Nov 06, 2003 12:32 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos.
Nossa, que projeto! Muito bom mesmo. faz tempo que não vejo algo tão bem feito.
Parabéns!
Daniel _________________ Discus e Apistogramas - Uma enlouquecedora paixão. |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Nov 06, 2003 9:38 pm Assunto: |
|
|
| gasparcipriano escreveu: |
Só para finalizar a vantagem de inverter a bomba colocando ela para enviar agua para o filtro é que acaba o problema tanto de entrada de Ar com o de acúmulo, em qualquer situação. |
Corrigindo o texto acima: Se inverter a bomba colocando ela para enviar agua para o filtro acaba o problema de acúmulo de Ar no filtro, ou seja a eliminação do Ar no filtro é feita mais rápida.
Até mais. |
|
|
 |

|
Enviada: Wed Dec 10, 2003 9:37 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal,
Olhe estas peças, acho que elas podem ser usadas no lugar do nípel, melhorando a vedação:
Até mais. |
|
|
 |
aldo_mal Usuário Junior

|
Enviada: Sat Jan 03, 2004 9:05 am Assunto: Projeto simples e eficiente mas ..... |
|
|
Gostei do projeto ja a primeira vista. Simples e eficiente. Montei e deixei um dia com ele funcionando no tanque de casa para eliminar qualquer toxidade das colas. Depois disso botei no aquario. Acontece que apos umas 3 ou 4 horas comecaram a surgir bolhas de ar na corrente da agua e como o filtro funciona todo cheio de agua eu desliguei a bomba e fui verificar no filtro o que estava acontecendo. Pra minha supresa o filtro estava quase vazio.
O que pode esta acontecendo ?
Sera que é um vazamento de ar pra dentro do filtro ?
não ha nenhum sinal de vazamento de agua ...
alguem pode me ajudar ? |
|
|
 |
Monociclista Usuário Junior

|
Enviada: Sat Jan 03, 2004 10:27 am Assunto: |
|
|
opa
será que eu consigo fazer um filtro desses com uma vazão BEM maior???
tipo pra um aquário de ciclideos africanos ou você recomenda o uso de um dry wet?? |
|
|
 |
aldo_mal Usuário Junior

|
Enviada: Sat Jan 03, 2004 10:40 am Assunto: aqua de ciclideos |
|
|
| o meu aqua e de ciclideos. estava com um filtro interno (destes que vai no canto), funcionava bem desde que fizesse uma troca de 15 a 20% quinzenal. Agora estou com este filtro e parece que funciona muito bem e (pode ser psicologico) mas a agua parece mais limpa ja no segundo dia. |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Jan 08, 2004 6:11 pm Assunto: Re: Projeto simples e eficiente mas ..... |
|
|
| aldo_mal escreveu: |
Sera que é um vazamento de ar pra dentro do filtro ?
não ha nenhum sinal de vazamento de agua ... |
Ola amigo com certeza seu filtro tem entrada de Ar.
Verifique os encaixes e vedações, o filtro quando está totalmente vedado, não ocorre nenhuma bolha de Ar.
Outro detalhe mesmo ele com entrada de Ar, as vezes não ocorre vazamento.
Valeu. _________________ Fotos Nano Plantado Paratinga |
|
|
 |

|
Enviada: Thu Jan 08, 2004 6:14 pm Assunto: |
|
|
| Monociclista escreveu: | opa
será que eu consigo fazer um filtro desses com uma vazão BEM maior???
tipo pra um aquário de ciclideos africanos ou Você recomenda o uso de um dry wet?? |
Olá amigo, para fazer o filtro com vazão maior basta um Bomba mais potente.
Quanto ao tipo de filtragem para ciclideos africanos, não estou apto a lhe responder.
Acho que tem um forum sobre ciclideos aqui. Verifique.
Gaspar. _________________ Fotos Nano Plantado Paratinga |
|
|
 |
Leonardo Usuário Junior

|
Enviada: Fri Mar 12, 2004 10:03 pm Assunto: |
|
|
Ta dificil achar esse Te de inspecao !
Alguem conseguiu comprar no RJ ? |
|
|
 |
elcotta Usuário Senior

Registrado: 19/04/04 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Tue May 11, 2004 2:55 am Assunto: |
|
|
amigo, para um aquario de 330 l esse filtro serve?
Eu vou começar a procurar as peças aqui no Rio, e se souber de alguma coisa, digo.
Gostaria também que vocês, se conseguirem comprar as peças no Rio, aonde comprar e o melhor preço, se possível |
|
|
 |

|
Enviada: Tue May 11, 2004 11:01 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Este filtro foi feito com uma bomba 650 l/h, como tem um perda de vazão em torno de 15% por cento, dependendo do material filtrante, não servido para seu caso, porém você tem a opção de utilizar uma bomba mais potente.
Como a filtragem ideal é em torno de 5 vezes o volume de água do aquário, no seu caso no mínimo 1650 l/h, eu recomendaria você usar dois filtros, um com uma bomba de 1250 l/h e outro com uma bomba de 650 l/h.
Quanto ao uso de bomba de 2000 l/h, acho que a pressão fica muito forte para este tipo de filtro, o que poderá ocorrer entrada de ar, prejudicando o funcionamento do filtro.
Boa sorte. _________________ Fotos Nano Plantado Paratinga |
|
|
 |
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|